Olga Kopylova toca Prokofiev com a Orquestra Jovem do Estado

por Redação CONCERTO 11/06/2021

O maestro e violinista Cláudio Cruz e a pianista Olga Kopylova estão desenvolvendo um projeto dedicado a Mozart: a gravação de suas sonatas para violino e piano. 

Mas, no sábado, dia 12, eles se encontram também no palco da Sala São Paulo, em concerto da Orquestra Jovem do Estado. Eles vão interpretar o Concerto para piano nº 3, de Prokofiev, de quem se lembram em 2021 os 130 anos de nascimento. 

O concerto estreou em 1921 durante período do compositor nos Estados Unidos. Em suas memórias, o compositor relembra as primeiras impressões da viagem: “Andava pelos parques no centro de Nova York, olhando os arranha-céus e pensando com raiva nas maravilhosas orquestras americanas que não tocavam minha música, nos críticos que repetiam o que já fora dito – Beethoven é um compositor genial – e rejeitavam o novo.”

Ainda assim, a estreia da peça, em Chicago, foi um sucesso, com o Concerto nº 3 sendo tratado na imprensa como o mais belo concerto moderno para piano. E, de fato, se tornaria um pilar do repertório para piano e orquestra. 

A apresentação da Orquestra Jovem do Estado, que contará com a presença do público e será transmitida também pela internet, inclui ainda a Sinfonietta nº 1 de Villa-Lobos.

A peça foi uma das primeiras incursões do compositor brasileiro na linguagem sinfônica. É uma homenagem a Mozart e, nas palavras do próprio Villa-Lobos, simboliza “o conflito entre a cultura, representada por preconceitos escolásticos, e o temperamento do artista livre, espontâneo”.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
Orquestra Sinfônica Heliópolis recebe violoncelista Rafael Cesário
Notícias Orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists faz estreia na Sala São Paulo
Notícias Theatro São Pedro anuncia três óperas para o segundo semestre
Reportagem Com 'O corvo', ópera chega ao formato da animação, por Luciana Medeiros
Crítica A ópera que a pandemia merece, por Irineu Franco Perpetuo

A pianista Olga Kopylova [Divulgação]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.