Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto inédito

por Redação CONCERTO 20/09/2020

A Orquestra Jovem do Estado apresenta neste domingo, dia 20, concerto inédito gravado no palco da Sala São Paulo. A transmissão começa às 16 horas no canal do YouTube da Escola de Música do Estado de São Paulo.

O programa começa com Três imagens de Nova Friburgo, peça dos anos 1980 do compositor brasileiro Edino Krieger. Em seguida, serão apresentadas as Variações sobre um tema de Frank Bridge, do inglês Benjamin Britten.

A regência é do maestro Claudio Cruz. Este foi o primeiro concerto realizado presencialmente pela Orquestra Jovem do Estado desde o início da pandemia. O grupo, durante o período de isolamento social, realizou gravações remotas importantes, como da Sinfonia nº 5 de Beethoven, apresentada no final de agosto.

Toda a programação do grupo para o segundo semestre foi repensada, como informou a Santa Marcelina Cultura à Revista CONCERTO em sua edição de setembro. “A programação foi repensada, em função do aprendizado que tivemos até agora, por isso alteramos o repertório e o formato. A estratégia foi pensar em uma programação a ser realizada em casa ou no palco e que não precisará mais ser adaptada com as alterações de fase da pandemia. Não é possível ter uma orquestra com noventa músicos no palco; portanto, selecionamos obras com formações menores, tomando cuidado para que todos os integrantes da orquestra participem do programa, com um rodízio em cada obra executada. Os desafios impostos no cenário atual trouxeram também reflexões sobre como contemplar obras que levem em conta não apenas os protocolos de segurança para alunas, alunos e equipe, mas também em como ter uma programação que priorize a progressão pedagógica do grupo e que promova a diversidade”, afirmou a entidade, responsável pela gestão da Emesp.

Clique aqui e veja mais informações no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
 Projeto de restauração de óperas concorre a emenda parlamentar
Notícias Festival Amazonas terá edição digital em novembro
Colunas 25 anos de música clássica e ópera no Brasil, por Nelson Rubens Kunze

Orquestra Jovem do Estado durante gravação na Sala São Paulo [Reprodução]
Orquestra Jovem do Estado durante gravação na Sala São Paulo [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.