A Orquestra Ouro Preto sobe ao palco do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, neste sábado, dia 24, para uma apresentação dedicada a Beethoven.
Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, seu diretor artístico, o grupo vai interpretar o Concerto para piano nº 5, Imperador, do compositor, que terá como solista o pianista Cristian Budu – antes, ele toca a Sonata ao luar.
Por questões de segurança sanitária, será utilizada uma versão para cordas do concerto, ou seja, sem a presença dos sopros, escrita em 1881 por Vincenz Lachner.
"A abertura do concerto já nos coloca à frente da mente revolucionária de Beethoven, uma clara ruptura com o modelo tradicional até então. Lembro-me da primeira vez que ouvi este concerto, tinha 16 anos e chegava ao teatro junto com meu irmão, após uma apresentação do quarteto de cordas que tínhamos na época. O sentimento de susto, seguido do puro êxtase ao ouvir a transição do segundo para o terceiro movimento, ainda percorre meu corpo até hoje. É sublime. E tenho certeza que todos que nos assistirão, no Brasil e no mundo, terão essa sensação. Impossível não se curvar a genialidade de Beethoven", diz Toffolo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Haydn e o rock se unem em concerto da Sinfônica Heliópolis
Notícias Petrobras Sinfônica realiza Festival Beethoven ao vivo
Opinião Osesp erra ao suspender transmissões on-line, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.