A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inicia nesta quinta-feira, dia 22, sua homenagem ao centenário do compositor Astor Piazzolla.
Hoje, amanhã e sábado, o grupo vai interpretar na Sala São Paulo as Quatro estações de Vivaldi, ao lado das Quatro estações portenhas do autor argentino. O mesmo programa será apresentado no domingo no Festival de Campos do Jordão, com transmissão ao vivo pela internet.
O maestro e violinista Emmanuele Baldini será o regente e o solista dos concertos.
Em entrevista à edição de julho da Revista CONCERTO, ele falou sobre Piazzolla e estabeleceu paralelos com a obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
“Vindos de caminhos diferentes – Piazzolla mais do popular, e Villa-Lobos mais do erudito, da França, do impressionismo –, eles acabaram se encontrando nesse universo representado pela música, que é um universo em 360 graus, impossível de catalogar, de colocar numa gaveta, numa etiqueta. A grande genialidade dessa música é justamente esse olhar para várias direções”, afirmou.
Na próxima semana, a Osesp volta a celebrar o compositor, desta vez em concertos nos quais vai interpretar a Sinfonia Buenos Aires, sob regência do maestro Giancarlo Guerrero.
A peça já foi gravada por ele e a Sinfônica de Nashville e data de 1951: com ela, Piazzolla venceu um concurso de composição promovido pelo regente norte-americano Fabien Sevitzky (1893-1967), ganhando uma bolsa para estudar em Paris com Nadia Boulanger, que seria decisiva em sua trajetória.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Piazzolla, mestre de dois mundos, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Filarmônica de Minas Gerais toca Brahms com Eduardo Monteiro
Notícias Theatro São Pedro exibe dobradinha de óperas russas na internet
Notícias Erika Ribeiro lança disco com transcrições de obras de Stravinsky para piano
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.