A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre esta semana, nos dia 10, 11 e 12, sua temporada oficial de assinaturas. O grupo seria regido pelo diretor musical e regente titular Thierry Fischer. Mas o maestro, por conta de um caso de Covid em seu círculo familiar próximo, teve que cancelar a viagem ao Brasil.
Para comandar o grupo, foi convidado o maestro Neil Thomson. O programa sofreu apenas uma alteração: em vez de Ameriques, de Edgar Varèse, será interpretada La valse, de Ravel.
As demais peças do programa são o Concerto para violino, de Sibelius, com solos de Tedi Papavrami, e Uirapuru e Bachianas brasileiras nº 2, ambas de Villa-Lobos.
Sibelius foi a Escolha do Maestro para esta temporada. Por e-mail, Fischer explicou sua opção pelo compositor finlandês: “Sibelius escreveu a maioria de suas peças substanciais durante os anos modernistas que estamos celebrando com a Osesp em 2022. Mais importante, Sibelius é para mim um compositor que pode impressionar profundamente qualquer ouvinte, independentemente de nacionalidade ou formação cultural” diz.
“Ele apela ao romantismo individual, lendário, nacional e popular, joga ironicamente com o novo classicismo, ao mesmo tempo que se mostra moderno e ousado. Sua música é poderosa e complexa. Espero que haja um antes e um depois do ciclo Sibelius, em nossa abordagem cultural do som, textura e equilíbrio, tanto para a Osesp quanto para seu público fiel”, completa.
A semana também marca a abertura da temporada do Quarteto Osesp na Sala São Paulo. No dia 13, o grupo vai interpretar obras de Villa-Lobos (o quarteto nº 15) e Chausson (o Concerto para violino, piano e quarteto de cordas em ré maior, com a participação como solistas do pianista Tom Borrow e do violinista Emmanuele Baldini, que será substituído no quarteto por Adrian Petrutiu).
O concerto do dia 11 será transmitido ao vivo pela internet.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Ospa anuncia temporada e celebra 50 anos da Escola de Música
Notícias Prepare-se: semana de abertura de temporadas sinfônicas
Notícias Luisa Francesconi canta Berlioz com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias São Paulo Companhia de Dança anuncia temporada 2022
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.