Osesp e Giancarlo Guerrero fazem concertos dedicados a autores latino-americanos

por Redação CONCERTO 27/07/2022

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta nesta semana, nos dias 28, 29 (com transmissão) na Sala São Paulo e no dia 30 em Campos do Jordão, um programa dedicado à música latino-americana, um dos focos da atual temporada. 

A orquestra se une ao Coro Acadêmico e ao Coro da Osesp para apresentações comandadas pelo maestro Giancarlo Guerrero e que têm no repertório a Cantata Criolla, do venezuelano Antonio Estévez; a Missa Dilígite, de Camargo Guarnieri; e o Concerto para violino, de Francisco Mignone (com solos de Emmanuele Baldini). 

A presença de Francisco Mignone é importante, pois a Osesp começa a gravar uma série de obras do autor para a coleção Música do Brasil, do selo Naxos. Além do Concerto para violino, serão gravados os concertinos para clarinete e fagote.

As duas peças estarão nos concertos da semana que vem do grupo, mais uma vez com a regência de Guerrero, um dos principais maestros convidados da Osesp. Os solos são do clarinetista Ovanir Buosi e do fagotista Alexandre Silvério.

Nos dias 4, 5 e 6, o programa inclui ainda o Concerto para orquestra, de Lutoslawski, e a Chamber Dance, de Joan Tower. 

Prepare-se

Nas semanas seguintes, a Osesp vai receber a violinista Carolin Widmann e o compositor e clarinetista Jörg Widmann para uma série de programas.

Nos dias 11, 12 e 13, Carolin sola no Concerto para violino nº 5, de Mozart, de quem também será interpretada a abertura da ópera La clemenzia di Tito. A regência é do alemão Jun Märkl, diretor da Filarmônica da Malásia, que comanda o grupo também na Humoresque nº 4, de Sibelius, e em Morte e transfiguração, de Richard Strauss. 

No domingo, dia 14, Jörg Widmann inicia suas apresentações no Brasil em recital com o Quarteto Osesp, tocando o Quinteto para clarinete de Mozart (o programa tem ainda o Quarteto nº 3 de Widmann). 

Em seguida, nos dias 18, 19 e 20, Widmann rege a Osesp no seu próprio Concerto para violino nº 2, que terá Carolin como solista, e no Concerto para clarinete de Weber, do qual também será o solista.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Noticias 
Leonardo Hilsdorf toca ‘Choro’ de Camargo Guarnieri com a Filarmônica de Minas Gerais​​​​​​​
Notícias Camerata Bariloche faz concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo
Notícias Orquestra Sinfônica de Santo André estreia obras de autores brasileiros
Crítica Em nova fase, Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreou ‘Don Giovanni’, por Nelson Rubens Kunze
Memória Henrique Morelenbaum morre no Rio de Janeiro aos 90 anos
Acervo CONCERTO A vida de Camargo Guarnieri, por Camila Fresca [texto publicado na edição de janeiro e fevereiro de 2013 da Revista CONCERTO]
Acervo CONCERTO A vida de Francisco Mignone, por Camila Fresca [texto publicado na edição de março de 2016 da Revista CONCERTO]

O maestro Giancarlo Guerrero durante ensaio com a Osesp em 2021 [Divulgação]
O maestro Giancarlo Guerrero durante ensaio com a Osesp em 2021 [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.