Osesp faz ciclo Grandes Clássicos com violoncelista Marina Martins

por Redação CONCERTO 20/09/2019

A partir da próxima quarta-feira, dia 25, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo vai realizar o ciclo Grandes Clássicos, em que serão apresentadas (em programas curtos) célebres obras do repertório, sempre com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, um dos principais colaboradores da orquestra, além de diretor artístico do Instituto Baccarelli e da Orquestra Heliópolis Sinfônica e da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Nos dias 25 e 28, o programa tem o Concerto para violoncelo, de Dvorák, com solos da violoncelista Marina Martins, vencedora do concurso jovens solistas da orquestra – no dia 25, completa a apresentação a Abertura do Festival acadêmico, de Brahms, e, no dia 28, a abertura da ópera Rienzi, de Wagner. 

Atualmente vivendo na Alemanha, onde estuda na Robert Schumann Hochschule, em Düsseldorf, sob orientação do violoncelista holandês Pieter Wispelwey, Martins estreou como solista em 2015 tocando as Variações sobre um tema rococó de Tchaikovsky com The Brunel Sinfonia, em Bristol, na Inglaterra. 

A violoncelista Marina Martins [Divulgação/Marco Costa]
A violoncelista Marina Martins [Divulgação/Marco Costa]

Para a violoncelista, de 20 anos, o concerto de Dvorák é umas das obras mais importantes do repertório. “A parte da orquestra é importante a ponto de quase ser uma sinfonia com solo de violoncelo”, explicou em entrevista à Revista CONCERTO deste mês. “Além das melodias lindas e das partes explosivas e excitantes do concerto, gosto muito das conversas que o violoncelo tem na obra com certos instrumentos como o clarinete, o violino e a flauta.” 

No dia 26, o programa é dedicado a Beethoven, com a abertura Egmont e a Sinfonia nº 2; e, no dia 27, o repertório tem Ravel, com a Pavana para uma infanta morta, a Suíte nº 2 de Daphnis e Chloé e o Bolero.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Revista CONCERTO
Violoncelos à vista, por Camila Fresca
Notícias Fundação chilena promove audições para principais teatros de ópera do mundo

 

Curtir