Paulo Abrão Esper: pelo interior, com mais de 15 mil pessoas

por Redação CONCERTO 30/01/2025

Retrospectiva 2024: Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo 

“2024 foi um ano muito feliz para a ópera em nosso país, mesmo com o cancelamento inexplicável e doloroso do Festival Amazonas de Ópera e o corte brusco do Festival de Belém do Pará.

São Paulo como sempre lidera o segmento no Brasil com o Theatro Municipal apresentando grandes títulos com elencos de primeiro nível nacional e internacional com produções dignas dos grandes teatros (a Organização Ópera XXI dos teatros espanhóis elegeu Il Guarany como a melhor produção latino-americana de 2023, prêmio entregue em Madri).

Ainda aconteceram as realizações do Theatro São Pedro com suas atividades didáticas e títulos interessantes, do Projeto Fábrica de Ópera da Unesp, da Uniopera e nossas, da Cia Ópera São Paulo. Além da 22ª edição do Concurso Maria Callas, com uma banca julgadora de altíssimo nível, produzimos dezenas de espetáculos, incluindo treze récitas de Suor Angélica de Giacomo Puccini por diversas cidades do estado (junto ao Consulado Geral da Itália em São Paulo, Istituto Italiano di Cultura San Paolo e a APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte) com um público de mais de 15 mil pessoas no interior em espetáculos todos gratuitos ao público.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro cresce a cada ano sob a direção de Clara Paulino e Eric Herrero. E as cias de Ópera de Porto Alegre e de Brasília juntam-se a esta grande rede operística de nosso país, graças também ao trabalho do Fórum Brasileiro de Ópera Dança e Música de Concerto.

Que venha 2025 com muito mais ópera para todos.” [Depoimento de dezembro de 2024]

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]

Paulo Ésper

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