Pela internet, três versões das ‘Paixões’ de Bach

por Redação CONCERTO 26/03/2021

“Não há uma só opera seria daquele período que se compare com as paixões de Bach em termos de intenso drama humano e dilema moral, expressos de uma maneira profundamente persuasiva e tocante.”

Assim o maestro John Eliot Gardiner define as Paixões escritas pelo compositor – obras que, com a proximidade da Páscoa, ganham interpretações que podem ser acompanhadas pela internet. 

A primeira delas é a Paixão segundo São Mateus, em interpretação da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã.

O grupo holandês faria neste sábado, dia 27, uma apresentação ao vivo da peça, sob o comando do maestro Philippe Herreweghe. No entanto, durante os ensaios, um funcionário envolvido com a transmissão testou positivo para o Covid-19.

Com isso, o concerto foi cancelado e, no lugar, a orquestra vai transmitir uma interpretação de 2021 da Paixão, comandada pelo maestro Iván Fischer. No elenco, cantores como o tenor Mark Padmore, a mezzo soprano Ingeborg Danz e o baixo Peter Harvey.

Também no dia 27, a Britten Sinfonia apresenta a Paixão segundo São João, direto do Saffron Hall, em Essex, no Reino Unido. A regência será de Daniel Hyde, diretor de música do King’s College, de Cambridge.

A mesma obra será apresentada no dia 2 de abril, com John Eliot Gardiner regendo o English Baroque Soloists e o Monteverdi Choir. O concerto será transmitido do Sheldonian Theatre, em Oxford, e faz parte da programação da plataforma digital da Deutsche Grammophon (o ingresso virtual custa € 9,90). 

“Bach é realmente o compositor universal, cuja música pode mexer com qualquer pessoa, independentemente de orientação religiosa ou nacionalidade. Esperamos que por meio desse concerto possamos nos conectar com uma audiência mais ampla, da qual não podemos estar perto, mas com a qual podemos, mesmo à distância, compartilhar os rituais dessa obra mágica”, diz o maestro em vídeo no qual apresenta o concerto. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias 
Harmonitango interpreta canções de ‘María de Buenos Aires’, a ‘operita’ de Piazzolla
Notícias Astor Piazzolla: cem anos do revolucionário do tango
Notícias Theatro Municipal de São Paulo lança documentário sobre Naomi Munakata
Notícias Ópera ‘A peste’ cria diálogo entre ficção e o mundo atual
Notícias Duo Abdalla promove apresentações e oficinas sobre interpretação e educação musical

O maestro John Eliot Gardiner [Divulgação / Chris Cristodoulou]
O maestro John Eliot Gardiner [Divulgação / Chris Cristodoulou]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.