A trajetória da pianista Gabriela Montero teve um momento decisivo: um encontro com a também pianista Martha Argerich. “Queria perguntar a ela sobre ser uma mulher, e ser uma artista e ser mãe; enfim, uma conversa pessoal”, conta. “E ela me disse: ‘Eu não acredito que tenha respostas para você, Gabrielita, mas queria te ouvir tocar’. Então, no dia seguinte, a uma e meia da manhã (porque Martha faz tudo à noite), fui tocar para ela. Toquei Beethoven, Schumann e, ao final, fiz uma improvisação sobre ela, procurando descrever sua personalidade. Martha nunca tinha me visto improvisar, e imediatamente me disse: ‘Gabriela, por que você não está mostrando isso para o mundo?’”
Essa e outras histórias a artista venezuelana, que toca este mês na Sala São Paulo, contou à jornalista Camila Fresca, que assina a Reportagem de Capa da edição de novembro da CONCERTO.
Na seção Em Conversa, o maestro Roberto Minczuk conversou com João Luiz Sampaio sobre seus projetos para o Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, da qual é regente titular.
Em novembro, o Theatro São Pedro de São Paulo estreia montagem de Os sete pecados capitais, e o jornalista Irineu Franco Perpetuo escreve, na seção Repertório, a respeito da importância da obra, última colaboração da dupla Kurt Weill e Bertolt Brecht.
Franco Perpetuo também entrevistou para a nova edição o maestro Norton Morozowicz, que encabeça projeto que celebra 150 anos de imigração polonesa em Curitiba.
Na Fermata, o pianista Caio Pagano fala a Luciana Medeiros sobre seu novo disco, dedicado às últimas obras de compositores, que terá recitais de lançamento em novembro. E a cravista Rosana Lanzelotte assina texto no qual comenta a respeito da relação de D. Pedro I com a música.
A CONCERTO de novembro aborda também as temporadas 2022 da Osesp e da Cultura Artística. E conta com a reflexão dos colunistas Júlio Medaglia, que escreve sobre o compositor John Williams; Jorge Coli, que aborda a obra de Prokofiev; e João Marcos Coelho, que comenta a importância da Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.
Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
Leia também
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de novembro
Notícias Cultura Artística anuncia temporada de 2022 com dez atrações
Notícias Theatro Municipal do Rio reabre para público com espetáculos gratuitos de balé
Notícias Série de concertos celebra 150 anos de imigração polonesa em Curitiba
Textos Ópera ‘O engenheiro’ conecta Orquestra do Theatro São Pedro ao nosso tempo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.