A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz uma série de apresentações esta semana com o pianista canadense Jan Lisiecki. Aos 27 anos, ele é um dos principais intérpretes da atualidade da música de Chopin. E são dedicadas ao compositor suas aparições esta semana no Brasil.
Hoje, dia 30, e amanhã, dia 1 de julho, ele toca o Concerto para piano e orquestra nº 1 do compositor na Sala São Paulo e, no sábado, repete o programa no Auditório Claudio Santoro, abrindo oficialmente o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Em São Paulo, a Osesp completa o programa com a Sinfonia nº 1 de Sibelius; e, em Campos, com a Suíte antiga de Alberto Nepomuceno.
Já no domingo, dia 3, Lisieck volta a São Paulo para recital solo na Festa Internacional do Piano, em que vai intercalar Noturnos e Estudos de Chopin.
“O Concerto n.º 2 me parece uma peça em que o compositor não está tão seguro. O primeiro, por sua vez, revela mais segurança, ainda que o movimento lento traga essa sensação de dor, de nostalgia. Não é o maior concerto já escrito, mas é uma peça muito especial, pela escrita para o piano e também pelos diálogos que Chopin cria com outros instrumentos”, diz Lisiecki.
Sobre o recital de domingo, ele explica os motivos que o levaram a unir Noturnos e Estudos.
“Eu poderia fazer um programa apenas com os Noturnos, mostrar a beleza dessas peças, mas seria um repertório emocionalmente muito cansativo, tanto para mim quanto para a plateia. A união com os Estudos possibilita um fluxo interessante e oferece novas perspectivas para ambas as séries”, afirma.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Festivais de inverno são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO
Notícias Oficina de Música de Curitiba realiza nova edição com destaque para autores brasileiros
Notícias Jocy de Oliveira mostra trechos de nova obra, 'Realejo de vida e morte'
Notícias Livro reúne série de diálogos em torno da Semana de Arte Moderna
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.