Pianistas Olívia Tebaldi e Patrícia Yamazaki vencem 1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas

por Redação CONCERTO 08/09/2024

Concurso foi realizado pelo Projeto Mulheres na Música de Concerto e premiou 12 musicistas

As jovens pianistas Olívia Tebaldi, de 13 anos, e Patrícia Yamazaki, de 15, foram as vencedoras do 1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas. O anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 5 de setembro, no Theatro da Paz, em Belém do Pará, onde o concurso foi realizado. As vencedoras dividirão o prêmio de R$ 4 mil e serão contratados para um concerto como solista com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na temporada ainda deste ano ou de 2025. 

O concurso, que contou com mais de 90 inscrições de todo o Brasil, premiou ainda outras nove musicistas. A clarinetista Paula Pires e a contrabaixista Jessica Albuquerque dividiram o segundo lugar, e a pianista Sara Canal ficou com a terceira colocação. O Prêmio Helena Maia Jovem Solista foi para a violinista Julia Fernandes e o Prêmio Maria Helena Coelho Cardoso Solista Local foi para a percussionista Lorena Brabo e para a Violinista Luiza Aires. A violinista Catarina Maia venceu o Prêmio Infantil.

O concurso concedeu também o Prêmio Estímulo à Ópera para a cantora Ligia Ishitani e duas menções honrosas: para a pianista Marcia di Cavalcanti na categoria Música Brasileira e para a flautista Felícia Coelho na de Música Contemporânea.

O Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas é uma realização do Projeto Mulheres na Música de Concerto, criado pelas maestras Cibelle Donza e Carolina Faria e produzido por Emanuelle Monteiro. A comissão julgadora foi formada por Ligia Amadio, como presidente, e por Cibelle Donza, Carolina Farias, Gabriella Affonso, Jonathan Miranda, Vanildo Monteiro e Rodrigo Santana.

Conforme o edital, “o objetivo [do projeto Mulheres na Música de Concerto] é criar um ambiente propício que estimule o crescimento e a profissionalização das mulheres na música clássica. Com isso, busca-se não apenas contribuir para o desenvolvimento do setor, mas também ampliar o alcance e o impacto da música de concerto em contexto local e nacional.”

Foto feita após a premiação nas escadarias do Theatro da Paz, em Belém (reprodução Facebook)
Foto feita após a premiação nas escadarias do Theatro da Paz, em Belém (reprodução Facebook)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.