Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 22/04/2019

A música do século XIX – e a passagem para o século XX; a última ópera de Mozart; o Schumann “retocado” por Gustav Mahler: confira os destaques da semana de concertos e ópera em todo o Brasil, selecionados pela equipe da Revista CONCERTO.

Orquestra Sinfônica da Antuérpia
O grupo belga faz, na Sala São Paulo, pela temporada da Cultura Artística, um mergulho na música do século XIX. No dia 23, toca a Abertura Genoveva, de Schumann, o Concerto nº 4 de Beethoven e a Sinfonia nº 9 de Schubert; no dia 24, além das peças de Schumann e Beethoven, interpreta a Sinfonia nº 2 de Brahms. A regência é do americano Robert Trevino e os solos, do pianista húngaro Dezsö Ranki.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

As sinfonias de Schumann, por Mahler
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo começa nesta quinta, dia 25, um ciclo dedicado às sinfonias de Schumann, mas com um detalhe importante: a partitura usada não será a original do compositor mas, sim, uma versão construída a partir das anotações (e mudanças) que Gustav Mahler fez ao reger as obras Quem comanda os concertos na Sala São Paulo é a diretora musical Marin Alsop.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

La clemenza di Tito, de Mozart
Após um começo de ano atribulado, em que cortes de verba quase levaram ao fechamento do espaço, o Theatro São Pedro de São Paulo abre enfim sua temporada lírica no dia 26. O título escolhido foi La clemenza di Tito, de Mozart, com direção cênica de Caetano Vilela e direção musical de Felix Krieger. No elenco, nomes importantes, como a soprano Gabriella Pace e a mezzo Luisa Francesconi.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Eliane Coelho e Luiz Gustavo Carvalho
Diva maior da ópera brasileira, a soprano Eliane Coelho tem desenvolvido também no universo das canções um trabalho fundamental, em recitais com o grande pianista Luiz Gustavo Carvalho. Os dois sobem na terça, dia 23, ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para interpretar um repertório da Viena da passagem do século XIX para o século XX, com canções de Schoenberg, Mahler, Berg e Korngold.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Festival Amazonas de Ópera
Em Manaus, o Festival Amazonas abre na sexta, dia 26, sua vigésima segunda edição.  A abertura acontece com uma versão em concerto do Ernani, de Verdi, com o barítono Rodolfo Giuliani e o baixo Luiz Ottavio Faria, entre outros, no elenco. A regência é de Luiz Fernando Malheiro. Ao longo de maio, o evento traz ainda versões para Tosca, de Puccini, Maria Stuarda, de Donizetti, e Alma, de Claudio Santoro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Ensaio de 'La clemenza di tito', de Mozart [DIVULGAÇÃO/HELOISA BORTZ]
Ensaio de 'La clemenza di tito', de Mozart [Divulgação / Heloisa Bortz] 

Leia mais
Capela Utramarina lança CD dedicado à música do descobrimento
Robert Trevino rege a Sinfônica da Antuérpia na Sala São Paulo