A semana musical tem estreia de peça de Felipe Lara com a Osesp; nova edição do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes, Minas Gerais; celebração de 23 anos do Instituto Baccarelli na Sala São Paulo; Fabio Mechetti em concerto com a Orquestra Jovem do Estado, grupo da Santa Marcelina Cultura; e recital do pianista Cristian Budu em Brasília, em série promovida pelo Instituto Piano Brasileiro.
Ó, de Felipe Lara
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz esta semana a estreia da obra Ó, de Felipe Lara, um dos momentos musicais mais aguardados do ano na cidade. A peça é baseada em livro de Nuno Ramos e será regida por Neil Thomson, à frente da orquestra, do Coro da Osesp e de um time de oito solistas. As apresentações acontecem na Sala São Paulo nos dias 12, 13 e 14.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Música e comunicação
Um dos mais interessantes e inovadores eventos do calendário musical brasileiro, o Festival Artes Vertentes de Tiradentes abre esta semana, no dia 12, sua oitava edição. A direção artística é do pianista Luiz Gustavo Carvalho. O tema deste ano é “O último grito antes do silêncio eterno”, com o propósito de discutir a comunicação no mundo atual. O festival tem concertos em diálogo com outras manifestações artísticas.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
23 anos de formação e inclusão
A Orquestra Sinfônica Heliópolis faz nesta terça-feira, dia 10, um concerto especial na Sala São Paulo para marcar os 23 anos do Instituto Baccarelli. O instituto, localizado na comunidade de Heliópolis, realiza um dos mais importantes trabalhos de formação musical e inclusão social do país. No programa, estão peças de Tchaikovsky: a abertura-fantasia Romeu e Julieta e a Sinfonia nº 5.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Mechetti rege Orquestra Jovem do Estado
O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e maestro titular da Filarmônica de Minas Gerais, rege esta semana a Orquestra Jovem do Estado. Serão dois concertos: no dia 14, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano; e no dia 15, na Sala São Paulo. O programa é o mesmo, com a Sinfonia nº 36 de Mozart, Meditação e dança do balé Medeia, de Samuel Barber, e a Sinfonia nº 1 de Shostakovich.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Cristian Budu faz recital em Brasília
Após se apresentar na Europa ao lado do violinista Renaud Capuçon na semana passada, o pianista Cristian Budu faz recital no dia 14 em Brasília, em série de concertos promovida pelo Instituto Piano Brasileiro, no Auditório do Centro Cultural ADUnB. O IPB tem feito trabalho fundamental de resgate da memória musical brasileira e, em outubro, promove também recital do pianista Fabio Martino.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO