Semana de grandes estrelas internacionais na cena musical brasileira. O oboísta Heinz Holliger faz a primeira de três semanas de apresentações com a Osesp; o violinista Maxim Vengerov toca no Rio de Janeiro pela Beit Lubavitch; Mischa Maisky chega ao país acompanhando a Orquestra Sinfônica RTV Eslovênia, pela temporada do Mozarteum Brasileiro; John Eliot Gardiner inicia turnê brasileira com a English Chamber Orchestra e o Monteverdi Choir pelas séries da Dell’Arte e da Tucca. Programação tem também importantes iniciativas ligadas à ópera: no Rio de Janeiro, a Associação Canto Coral encena Theodora, de Händel, na Sala Cecilia Meireles; e, em Vitória, Carmen, de Bizet, inaugura agenda do Festival de Música Erudita do Espírito Santo.
Três vezes Holliger
O oboísta, compositor e maestro Heinz Holliger inicia esta semana uma sequência de apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Nos dias 7, 8 e 9, rege Dos cânions às estrelas, de Olivier Messiaen; nos dias 14, 15 e 16, o programa tem como destaque a Nona sinfonia de Schubert; e, no dia 17, o músico faz recital com o Quarteto da Osesp, interpretando Isang Yun e Mozart.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Maxim Vengerov
Gigante da cena internacional desde que venceu, aos 10 anos, o Concurso Wieniawsk, o violinista Maxim Vengerov faz recital no domingo, dia 10, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ao lado do pianista Vag Papian, um de seus parceiros regulares na música de câmara. No repertório, estão obras de Schubert, Mozart, Strauss e Ravel. A apresentação única é uma promoção da Beit Lubavitch.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Mischa Maisky
A Orquestra Sinfônica RTV Eslovênia chega a São Paulo esta semana para concertos pela temporada do Mozarteum Brasileiro. Os primeiros concertos acontecem no dia 10, no Auditório Ibirapuera. Já nos dias 12 e 13, o grupo toca na Sala São Paulo, com um solista de peso: o violoncelista Mischa Maisky, que vai interpretar os concertos de Schumann e de Dvorák, sob regência de Raoul Grüneis.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
John Eliot Gardiner
O maestro britânico John Eliot Gardiner começa a turnê brasileira na qual vai se apresentar ao lado da English Chamber Orchestra e do Monteverdi Choir. O primeiro concerto acontece no dia 7, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na série da Dell’Arte; no dia 8, Sala São Paulo, pela série da Tucca (mas com ingressos já esgotados). E, no dia 19, os artistas sobem ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Theodora
O oratório Theodora, de Händel, ganha uma montagem cênica esta semana pelas mãos dos artistas da Associação Canto Coral. Serão duas apresentações: no dia 8, na Sala Cecilia Meireles, e no dia 9, na Cidade das Artes. A obra aproxima-se da linguagem operística pela opção por um final trágico, atípico para o formato de oratório. A regência é do maestro Jésus de Figueiredo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Ópera em Vitória
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo chega este mês à sua sétima edição. A abertura é no dia 8, com uma montagem da ópera Carmen, de Bizet, com a mezzo soprano Luciana Bueno como protagonista e o tenor Fernando Portari no papel de Don José. A regência é de Gabriel Rhein-Schirato e a direção cênica, de Menelick de Carvalho. A programação do festival vai até o dia 30 de novembro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO