Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 29/04/2019

O pianista britânico Paul Lewis ao lado de jovens músicos brasileiros do Festival Ilumina; o Réquiem de Verdi no Theatro Municipal de São Paulo; a Orquestra Jovem do Estado em programa do século XX; a Orquestra Sinfônica Heliópolis com o pianista Fabio Martino; Beethoven pela Orquestra Sinfônica do Bahia e o maestro Carlos Prazeres: os destaques da semana de concertos escolhidos pela equipe da Revista CONCERTO.

Paul Lewis e Camerata Ilumina
Criado e dirigido pela violista Jennifer Stumm, o Ilumina Festival transformou-se em símbolo de uma proposta pedagógica mais humanista, com a produção musical entendida como um diálogo entre artistas e público. E, na terça-feira, dia 30, o grupo formado por alunos do evento vai se apresentar na Sala São Paulo com um dos maiores artistas da atualidade, o pianista britânico Paul Lewis, em obras de Mozart e outros compositores. O concerto integra a série internacional da Tucca.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Réquiem, de Verdi
Verdi escreveu seu Réquiem em 1784, com base no texto da Missa dos mortos da liturgia católica. O resultado, porém, é uma obra de alta voltagem dramática, que muitos consideram uma espécie de “ópera litúrgica”. A obra será apresentada nos dias 3 e 4 no Theatro Municipal de São Paulo, com a Sinfônica Municipal regida pelo maestro Enrique Arturo Diemecke, diretor do Teatro Colón de Buenos Aires. Entre os solistas, a soprano Eiko Senda e o baixo Sávio Sperandio.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Fabio Martino e Sinfônica Heliópolis
Um dos principais músicos brasileiros da atualidade, o pianista Fabio Martino inicia no domingo, dia 5, no Theatro Municipal de São Paulo, uma série de apresentações no Brasil. Ao lado da Sinfônica Heliópolis, grupo do Instituto Baccarelli, vai apresentar o Concerto nº 1 de Rachmaninov, sob regência de Isaac Karabtchevsky. O programa tem ainda a suíte O pássaro de fogo, escrita por Stravinsky em 1919, uma das especialidades do maestro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
Grupo ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem do Estado destaca em sua temporada as músicas dos séculos XX e XXI, como na apresentação do domingo, dia 5, na Sala São Paulo. O clarinetista Ovanir Buosi sola no Concerto para clarinete de Copland e o programa segue com Metamorfose e Serenata para sopros, de Richard Strauss, e as Bachianas Brasileiras nº 8 de Villa-Lobos. A regência é do maestro Claudio Cruz.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Sinfônica da Bahia
O grupo passou nos últimos anos por uma reestruturação ao lado do maestro Carlos Prazeres, com a criação de diferentes séries e a ocupação de diferentes espaços de Salvador. Na quinta-feira, dia 2, a orquestra apresenta na Sala do Coro do Teatro Castro Alves a Sinfonia nº 6 – Pastoral, de Beethoven, e o Concerto 1988 para clarinete e orquestra de Ernst Mahle. A regência é de Prazeres e os solos, de Pedro Robatto.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O pianista britânico Paul Lewis [DIVULGAÇÃO]
O pianista britânico Paul Lewis [DIVULGAÇÃO]