Transmissões on-line da semana incluem a ópera La fanciulla del West, no Metropolitan de Nova York; o duo formado por Luiz Gustavo Carvalho e Eliane Coelho em recital dedicado a Hugo Wolf na Sala Cecília Meireles; Teodor Currentzis regendo o Réquiem de Verdi em Milão; as sinfonias de Beethoven no Theatro Municipal de São Paulo; a ópera L’italiana in Algeri, apresentada no Theatro São Pedro; e uma surpresa diária da Staatskapelle Berlin.
No tempo do velho oeste
O Metropolitan Opera House de Nova York segue com suas transmissões diárias de óperas. O destaque, no dia 7, é La fanciulla del West, ópera de Puccini ambientada no oeste americano. O elenco tem Deborah Voigt, Marcello Giordani e Lucio Gallo e a regência é de Nicola Luisotti. Relembrando: a montagem entra em cartaz às oito da noite e fica disponível até as 16 horas do dia seguinte.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
O fenômeno Currentzis
O maestro russo Teodor Currentzis transformou-se em fenômeno no meio musical nos últimos dois anos. Criou um grupo, o Musica Aeterna, e com ele tem feito gravações tidas como reveladoras do grande repertório. Aqui, eles tocam o Réquiem de Verdi na Igreja de São Marcos de Milão onde a peça estreou nos anos 1860. Para acessar, basta se cadastrar no Medici.tv, site de streaming que está substituindo transmissões ao vivo anteriormente programadas pelo acesso gratuito a algumas gravações de seu acervo.
Uma surpresa por dia
A Staatskapelle Berlin, dirigida pelo maestro Daniel Barenboim, tem colocado diariamente na internet uma gravação. Como o grupo é também residente na Ópera Estatal de Berlim, a oferta tem variado de concertos sinfônicos até montagens do repertório lírico. Não há agenda prévia, então é preciso estar atento aos comunicados diários, que podem ser vistos na página do Facebook do grupo.
Gustavo Carvalho e Eliane Coelho
Nos últimos anos, uma das grandes novidades da cena musical brasileira foi a criação do duo formado pelo pianista Luiz Gustavo Carvalho e a soprano Eliane Coelho. Seus recitais são símbolos da riqueza do repertório de canções e do que pode acontecer quando dois artistas inteligentes e de enorme sensibilidade se encontram sobre o palco. Então, atenção: no dia 11, a Sala Cecília Meireles coloca em suas redes a gravação ao vivo de um recital em que ambos interpretam peças de Hugo Wolf.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
Sinfonias de Beethoven
O Theatro Municipal de São Paulo começa a colocar no YouTube esta semana a integral das sinfonias de Beethoven gravada no ano passado pela Orquestra Sinfônica Municipal e o maestro Roberto Minczuk. Eles serão colocadas no ar todas as segundas e quartas, uma por vez. A primeira é a última: já está disponível, neste link a Sinfonia nº 9, que contou com a participação de Keila de Moraes, Lina Mendes, Fernando Portari e Savio Sperandio.
Italiana premiada
O Theatro São Pedro disponibilizou a premiada produção da ópera L’italiana in Algeri, de Rossini. A produção foi um dos pontos altos da temporada líricas dos últimos anos, com a direção de Livia Sabag como símbolo da possibilidade de se encontrar releituras inteligentes para o grande repertório. O elenco não fica atrás, encabeçado pela mezzo soprano Ana Lucia Benedetti. A regência é de Valentina Peleggi.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.