No dia 9 de julho de 1999, com a Sinfonia nº 2, Ressurreição de Mahler regida pelo maestro John Neschling, era inaugurada a Sala São Paulo – palco que se tornou não apenas a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo como também marco da vida musical brasileira, que ela ajudou a transformar.
“É impossível minimizar a importância da Sala São Paulo para a vida musical da cidade e, por extensão, do país. Não é exagero dizer que foi graças à Sala São Paulo, com tudo o que ela congrega, que São Paulo é hoje reconhecida como capital musical da América Latina”, diz Arthur Nestrovski, diretor artístico da Fundação Osesp.
Ao longo desses 20 anos, a sala viu a Osesp se transformar em um projeto de sucesso; estabeleceu padrões de excelência artística; viu nascer um novo tipo de gestão de projetos culturais, que influenciaria todo o meio musical; recebeu os principais artistas do mundo. E serviu de modelo para outros projetos de sucesso, como a Filarmônica de Minas Gerais e a Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Para marcar a data, a Fundação Osesp preparou uma série de eventos. Depois da Sinfonia nº 8 de Mahler, que tem récitas nesta sexta-feira, dia 5, e amanhã, sábado, dia 6, as celebrações seguem, no domingo, dia 7, com Alexander Liebreich regendo a Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão em Impressões de uma usina de aço, de Claudio Santoro, e na Sinfonia nº 1, de Brahms.
No dia 8, o pianista Nelson Freire, um dos grandes nomes de seu instrumento no mundo e presença constante na sala, faz um recital com obras de Schumann e Chopin. E, no dia 9, data exata da inauguração, a Osesp será regida pelo seu novo diretor musical e regente titular Thierry Fischer em dois horários, às 11 horas e às 16h30, com a Quinta sinfonia de Beethoven e obras de outros autores escolhidas pelo público em votação pela internet.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre o concerto da Orquestra do Festival
Clique aqui e veja mais detalhes sobre o recital de Nelson Freire
Clique aqui e veja mais detalhes sobre os concerto da Osesp
Leia mais
Revista CONCERTO 20 anos de Sala São Paulo, por João Luiz Sampaio
Notícias Meus momentos na Sala São Paulo