Sala São Paulo celebra 20 anos com recital e concertos

por Redação CONCERTO 05/07/2019

No dia 9 de julho de 1999, com a Sinfonia nº 2, Ressurreição de Mahler regida pelo maestro John Neschling, era inaugurada a Sala São Paulo – palco que se tornou não apenas a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo como também marco da vida musical brasileira, que ela ajudou a transformar.

“É impossível minimizar a importância da Sala São Paulo para a vida musical da cidade e, por extensão, do país. Não é exagero dizer que foi graças à Sala São Paulo, com tudo o que ela congrega, que São Paulo é hoje reconhecida como capital musical da América Latina”, diz Arthur Nestrovski, diretor artístico da Fundação Osesp. 

Ao longo desses 20 anos, a sala viu a Osesp se transformar em um projeto de sucesso; estabeleceu padrões de excelência artística; viu nascer um novo tipo de gestão de projetos culturais, que influenciaria todo o meio musical; recebeu os principais artistas do mundo. E serviu de modelo para outros projetos de sucesso, como a Filarmônica de Minas Gerais e a Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Para marcar a data, a Fundação Osesp preparou uma série de eventos. Depois da Sinfonia nº 8 de Mahler, que tem récitas nesta sexta-feira, dia 5, e amanhã, sábado, dia 6, as celebrações seguem, no domingo, dia 7, com Alexander Liebreich regendo a Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão em Impressões de uma usina de aço, de Claudio Santoro, e na Sinfonia nº 1, de Brahms. 

No dia 8, o pianista Nelson Freire, um dos grandes nomes de seu instrumento no mundo e presença constante na sala, faz um recital com obras de Schumann e Chopin. E, no dia 9, data exata da inauguração, a Osesp será regida pelo seu novo diretor musical e regente titular Thierry Fischer em dois horários, às 11 horas e às 16h30, com a Quinta sinfonia de Beethoven e obras de outros autores escolhidas pelo público em votação pela internet.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o concerto da Orquestra do Festival

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o recital de Nelson Freire

Clique aqui e veja mais detalhes sobre os concerto da Osesp

Leia mais
Revista CONCERTO
20 anos de Sala São Paulo, por João Luiz Sampaio
Notícias Meus momentos na Sala São Paulo

Sala São Paulo [Revista CONCERTO / Anthony Kunze]
Sala São Paulo [Revista CONCERTO / Anthony Kunze]

 

Curtir