Soprano Camila Titinger é selecionada para o concurso BBC Cardiff Singer of the World

por Redação CONCERTO 07/03/2019

A soprano brasileira Camila Titinger está entre os 20 cantores selecionados para o BBC Cardiff Singer of the World, um dos mais importantes concursos de canto do mundo, realizado a cada dois anos. As provas serão realizadas entre os dias 15 e 22 de junho e terão transmissão pela internet e pelo rádio pelos canais da BBC.

Camila Titinger vive atualmente na Europa, onde já se apresentou em palcos como a Ópera de Toulon e o Théatre des Champs-Élysées, na França, e o Teatro Real de Madrid, na Espanha. Desde o ano passado, tem feito concertos ao lado do tenor Plácido Domingo em cidades como Ljubljana, Estrasburgo e Boston. No Brasil, onde integrou o Ópera Estúdio da Emesp, já cantou no Teatro Municipal de São Paulo, no Teatro São Pedro e na Sala São Paulo, onde este ano estará ao lado da Osesp no encerramento da temporada, interpretando a Sinfonia nº 9 de Beethoven.

O júri do BBC Cardiff Singer of the World é composto pelo director David Poutney, por Wasfi Kani, fundador da Grange Park Opera, e pelos cantores José Cura, Felicity Lott e Frederica von Stade. O concurso já premiou artistas como o barítono Dmitri Hvorostovsky, a soprano Karita Mattila e a mezzo soprano Jamie Barton. 

Além do prêmio principal, de 20 mil libras, mais um recital no Queen Elisabeth Hall, os jovens artistas concorrem também em outras categorias: Prêmio de Canção (com um recital no Wigmore Hall e um prêmio de 10 mil libras) e o Prêmio do Público, dedicado a Hvorostovsky, morto em 2017. Ao todo, são vinte concorrentes, dez cantores e dez cantoras.

Camila Titinger [Divulgação / Keiny Andrade]
Camila Titinger [Divulgação / Keiny Andrade]

Leia mais:
Nelson Rubens Kunze ouviu Camila Titinger com a Filarmônica de Minas Gerais