A pianista brasileira Sylvia Thereza é a atração desta semana do Festival Beethoven dos Encontros CLÁSSICOS, promovidos pela Revista CONCERTO. Neles, a partir de suas casas, os artistas apresentam algumas obras – entre elas, uma sonata do compositor, por conta dos seus 250 anos do nascimento – e, em um clima informal, conversam com o público sobre as suas interpretações e sobre suas trajetórias.
Premiada no Concurso Internacional de Piano de Vigo, na Espanha, Thereza vive hoje na Bélgica, onde foi professora assistente de Maria João Pires na Chapelle Musicale Reine Elisabeth, entre 2012 e 2016. No sábado, dia 16, ela vai apresentar a Sonata Appassionata, de Beethoven, e uma seleção de Noturnos de Chopin. O encontro é realizado pela plataforma digital zoom e conta com a mediação do jornalista João Luiz Sampaio.
“Eu escolhi um repertório que é muito significativo para mim, os Noturnos”, explica Sylvia Thereza. “Fico feliz também em poder homenagear Beethoven, esse grande homem que precisamos celebrar sempre. Mas Chopin, que fazia música em casa, para os amigos, nos lembra algo de muito bonito e intimista que há no fazer musical. E nos lembra também que a música pode viver em outros ambientes além da sala de concertos. Em um momento como o que estamos vivendo, temos que voltar à essência da música. Os artistas têm apontado direções nessa hora, ajudando as pessoas a suportar as consequências da pandemia. E o alento e a mensagem que a música traz para a alma humana independem da sala de concertos.”
A série Encontros CLÁSSICOS teve início no último sábado, com apresentação do pianista Cristian Budu. Depois de Sylvia Thereza, também se apresentam, nos próximos sábados, os pianistas Simone Leitão, Leonardo Hilsdorf e Ricardo Castro.
O público pode fazer uma assinatura para a série ou comprar o ingresso para cada um dos encontros.
Clique aqui para obter mais informações sobre a assinatura, com valor reduzido, que inclui quatro encontros.
Clique aqui para comprar ingresso para o encontro com Sylvia Thereza
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.