Tenor Rolando Villazón e harpista Xavier de Maistre fazem recitais no Cultura Artística

por Redação CONCERTO 07/04/2025

O tenor mexicano Rolando Villazón abre a série internacional da Cultura Artística em abril, nos dias 10 e 13, em recitais ao lado do harpista Xavier de Maistre. O cantor surgiu no cenário internacional do canto lírico no início dos anos 2000 e construiu uma ampla carreira nos principais palcos de ópera do mundo, tornando-se intérprete de referência do repertório do século XIX, em óperas como La traviata, de Verdi, Werther, de Massenet, e O elixir do amor, de Donizetti.

Nos últimos anos, ele ampliou seu campo de ação, embarcando em projetos ligados à música barroca, às óperas de Mozart e ao universo de canções. É essa última faceta, em uma combinação entre voz e a harpa de um dos mestres da atualidade no instrumento, que ele vai mostrar em São Paulo, onde canta peças de Ginastera, Guastavino, Ariel Ramirez, Alberto Nepomuceno, Silvio Rodriguez e De Falla.

A série da Cultura Artística segue, nos dias 14 e 16, com o conjunto americano Third Coast Percussion. Com 20 anos de atuação, o grupo já venceu o Grammy e tem um trabalho pautado pela exploração das possibilidades dos instrumentos de percussão, feita em diálogo com a criação contemporânea, visando a diversidade de estilos e maior representatividade na escolha de seus programas.

No Brasil, eles vão apresentar um programa que une autores celebrados da música norte-americana com representantes da nova geração de compositores. No primeiro grupo, estão Steve Reich (de quem eles tocam Music for pieces of wood) e Philip Glass (Águas da Amazônia e Metamorphose nº 1). No segundo, o britânico Devonté Hynes e a norte-americana JLin, conhecidos pelo trabalho com a música eletrônica, de quem interpretam Perfectly voices e Duality, respectivamente; e David Skidmore, percussionista e compositor vencedor do Grammy.

Prepare-se

No dia 26, a São Paulo Chamber Soloists recebe o pianista Sergio Tiempo para um programa dedicado à música argentina em que serão apresentadas duas estreias mundiais de obras do compositor Esteban Benzecry, encomendadas pelo Cultura Artística. E, no dia 27, apresenta-se o pianista chinês James (Zijian) Wei, vencedor do Concurso Internacional de Piano de Cleveland em 2024. Ele vai tocar obras de Bach, Rzewski, Barber e Liszt. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias 
Pianista Luiz de Moura Castro morre nos Estados Unidos
Notícias Prepare-se: as principais atrações musicais da semana
Opinião Lição de Eunice Katunda, por Ana Cursino Guariglia


Rolando Villazón e Xavier de Maistre [Divulgação/Julien Benhamou]
Rolando Villazón e Xavier de Maistre [Divulgação/Julien Benhamou]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.