Transmissões on-line e serviços de streaming são os destaques da Revista CONCERTO de abril 

por Redação CONCERTO 27/03/2020

Com a suspensão das temporadas em todo o mundo, motivada pela ameaça do coronavírus Covid 19, instituições musicais recorreram à transmissão de concertos e óperas pela internet para manter o contato com o público.

Iniciativas como as do Metropolitan Opera House, da Ópera de Viena, da Filarmônica de Berlim e de grupos brasileiros são o destaque da edição de abril da Revista CONCERTO, abordadas em texto de João Luiz Sampaio.

“Uma apresentação pela internet, pelo Twitter ou pelo Facebook precisa ser pensada a partir de critérios diferentes. O som não é dos melhores, a imagem tampouco. Mas o que está em jogo é a essência do fazer musical – a possibilidade de comunhão, de compartilhar, em especial em um momento de crise, uma ideia central: o valor da música, da arte”, escreve ele, que trata também do crescente mercado de serviços de streaming dedicados à música clássica.

O entrevistado da edição é o violinista e maestro Emmanuele Baldini, músico homenageado da temporada 2020 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Na seção Em Conversa, ele relembra sua chegada ao Brasil, fala do trabalho na Osesp e de suas impressões sobre o meio musical brasileiro, que conheceu em viagens por todo o país.

Com novo disco, o Duo Siqueira Lima é o tema da seção Fermata. Os violonistas Cecília Siqueira e Fernando Lima conversaram com a jornalista Luciana Medeiros, que conta sobre a origem do conjunto e sobre a tônica de seu trabalho. 

Na seção Repertório, a série Beethoven 250 continua, agora com texto da jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca sobre o Concerto para violino do compositor e sua relação com a escola francesa do instrumento. 

A Revista CONCERTO de abril traz ainda as análises dos nossos colunistas. O maestro Júlio Medaglia escreve sobre o centenário da pianista Yara Bernette; o crítico musical João Marcos Coelho relembra Anton Webern e Sígrido Levental; e o historiador Jorge Coli reflete sobre a relação entre texto e música a partir da ópera Capriccio, de Strauss. 

Por conta do cancelamento da programação, a Revista CONCERTO não publica em abril o Roteiro Musical. Mas, no Site CONCERTO, é possível consultar a agenda de transmissões on-line de óperas, concertos e recitais (leia mais aqui).

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; assine no próprio Site CONCERTO, clicando aqui.

CONCERTO 270

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Música Clássica eh o Contraponto ao Sofrimento da Alma neste momento nublado de crise Social. Lenitivo Indispensável para o Corpo e Mente. Excelente Iniciativa esta de transmissões "streaming" on-line. Parabéns!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.