A pianista ucraniana Valentina Lisitsa, que atualmente reside nos Estados Unidos, faz no dia 6, na Sala São Paulo, o recital de lançamento do 3º Festival Chopin, realizado pela Sociedade Chopin do Brasil. Ela vai apresentar um programa com obras de Mussorgsky (Quadros de uma exposição) e Chopin (Fantasia op. 49, Grande valsa brilhante nº 1 op. 34, Valsas nº 2 e nº 1 op. 64, Fantasia-impromptu op. 66, Polonaise op. 44 e Scherzo nº 2 op. 31).
Lisitsa gravou há dois anos um elogiado álbum dedicado ao compositor polonês, que também foi destaque de seus recitais no Brasil na época. Sua discografia, no entanto, inclui compositores como Michael Nyman, Philip Glass e Charles Ives, a quem dedicou um disco ao lado da violinista Hilary Hahn.
E há também espaço para Rachmaninov, compositor com o qual Lisitsa marcou sua entrada na cena musical em definitivo: um vídeo com um estudo do compositor, publicado por ela em 2007 no YouTube, tornou-se um fenômeno, com mais de 200 milhões de visualizações, lançando seu nome como protagonista do piano atual.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.