Violino assinado por grandes intérpretes será leiloado em prol do Instituto Baccarrelli

por Redação CONCERTO 21/10/2022

O violino Il Canone Giramondo foi criado pelo luthier Luiz Amorim, cujo ateliê está instalado em Cremona, na Itália. É uma cópia do Il Canone Guarneri 'del Gesù', de 1743, que pertenceu a Niccolò Paganini. Com um detalhe: desde maio de 2021, o instrumento tem rodado o mundo, recebendo a assinatura de vinte e sete violinistas, entre eles Joshua Bell, Shlomo Mintz e Agustin Hadelich. Será leiloado na segunda-feira pela casa Tarisio de Berlim e a renda obtida com a venda será destinada ao Instituto Baccarelli.

A primeira violinista a assinar o instrumento foi Francesca Dego, que se tornou embaixadora do projeto. "Eu nunca tive em minhas mãos uma única parte de um violino original. Lembro com emoção a leveza do fundo do 'Cannone Giramondo' em minhas mãos, uma fina e elegante placa de madeira pronta para receber minha assinatura. Desde aquele momento tenho sido seguida por muitos colegas, muitos dos quais sei que ficaram igualmente entusiasmados: o projeto beneficente, de enorme importância, principalmente em um momento difícil como este, e a consciência de trazer esperança com meios especiais me dão arrepios, diz a artista.

A violinista Francesca Dego com o Il Canone Giramondo [Divulgação]
A violinista Francesca Dego com o Il Canone Giramondo [Divulgação]

Após a assinatura de Dego foram adicionados as de Aleksey Igudesman, Anastasiya Petryshak, Augustin Hadelich, Boris Brovtsyn, Daniel Hope, David Carpenter, David Garret, Elly Suh, Emmanuele Baldini, Esther Abrami, Fabrizio von Arx, Frank Peter Zimmermann, Giuseppe Gibboni, Ilya Gringolts, Joshua Bell, Julia Fisher, Lauren Carpenter, Maxim Vengerov, Philippe Quint, Ray Chen, Roman Simovic, Salvatore Accardo, Schlomo Mintz, Sean Carpenter, Stefan Milenkovich e Xiaoming Wang.

Em maio deste ano, Dego tocou o violino em um concerto em Gênova, em uma sala ao lado daquela em que está guardado o instrumento original. A expectativa é de que ele seja vendido por um valor entre € 15 mil e € 22 mil. Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas aqui.

Leia também
Notícias Festival de Música Erudita do Espírito Santo anuncia nova edição, que terá o tempo como tema
Notícias Cultura Artística anuncia temporada internacional 2023 com doze atrações 
Notícias Grupo Sphinx Virtuosi faz concerto na série internacional da Tucca
Notícias Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen faz concertos com Guido Sant'Anna
Notícias Sinfônica de Porto Alegre estreia produção de 'O morcego'
Notícias Quarteto Carlos Gomes abre Festival Mendelssohn na Sala Cecília Meireles

c
O violinista Shlomo Mintz foi um dos artistas a assinar o instrumento [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.