A cidade de Manaus foi eleita como sede da assembleia geral da Ópera Latinoamérica (OLA) em 2021. Será a primeira vez que um teatro brasileiro receberá o evento, um dos resultados concretos da assinatura do acordo de colaboração entre o Brasil e a OLA em maio deste ano.
Para celebrar a escolha e iniciar as ações de organização da assembleia, os membros da OLA no Brasil farão uma coletiva de imprensa seguida de um encontro, no Municipal paulistano, para definir estratégias conjuntas e delinear a programação da assembleia.
Participarão do evento, intitulado “Ópera em Pauta”, a diretora executiva da OLA, Alejandra Martí, Marcos Apolo Muniz de Araújo (secretário estadual de Cultura do Amazonas), Flavia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera), Hugo Possolo (diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo), Paulo Ésper (Cia. Ópera São Paulo) e Daniel Araújo (diretor do Theatro da Paz).
O evento, que acontecerá no dia 25 de novembro, será dividido em duas partes: na primeira, de manhã, haverá a coletiva com o lançamento oficial da assembleia da OLA Manaus 2021; na parte da tarde, será realizado um painel expositivo com temas relevantes para a produção de ópera no Brasil.
Flavia Furtado fará a exposição “O impacto econômico e social da ópera por meio da experiência amazônica”; Possolo vai falar sobre “Diversidade, inclusão e desenvolvimento de público”; e Carla Vidal sobre “Acervo e Memória”.
Todos os teatros de ópera ativos no Brasil serão convidados a participar para conhecerem melhor a Ópera Latinoamérica.
Inscrições podem ser feitas pelo site www.theatromunicipal.org.br.
Leia mais
Notícias ‘A viúva alegre’ encerra temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Osesp abre récita extra da ‘Nona’ de Beethoven
Notícias Mozarteum Brasileira lança temporada 2020