Festival Amazonas estreia 'Peter Grimes' e faz encontro sobre mercado da ópera

por Redação CONCERTO 19/05/2022

O Festival Amazonas de Ópera estreia nesta sexta-feira uma nova produção da ópera Peter Grimes, de Benjamin Britten, e realiza também a terceira edição do Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera, com profissionais de diferentes teatros brasileiros, latino-americanos e europeus.

Peter Grimes conta com direção cênica do colombiano Pedro Salazar e direção musical de Luiz Fernando Malheiro. No elenco, o tenor Fernando Portari, a soprano Daniela Carvalho, o barítono Homero Velho, o baixo Anderson Barbosa e o tenor Daniel Umbelino, entre outros.

A ópera de Britten conta a trágica história de um pescador desajustado, acusado de matar seu aprendiz em um vilarejo fictício em Suffolk. “Considera-se que, se no poema original de Crabbe, Grimes é uma figura essencialmente maligna, na ópera sua desgraça é causada não apenas por suas próprias contradições e fraquezas pessoais, como também pelas sufocantes intolerância e hipocrisia da sociedade que o rodeiam”, como escreve Irineu Franco Perpetuo em texto na Revista CONCERTO de maio.

“O êxito de Peter Grimes transformou Britten, então com 32 anos, em um dos mais prolíficos autores operísticos do século passado – na verdade, a partir daí, a ópera como gênero ganha papel central na produção do compositor britânico. Além disso, a escrita orquestral de Peter Grimes é elaborada o suficiente para garantir a seus interlúdios com tema marítimo (Four Sea Interludes) vida autônoma nas salas de concerto”, completa Perpetuo.

Também amanhã, dia 20, o Festival Amazonas recebe o Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera, iniciativa que faz parte de uma ampla discussão sobre o cenário da ópera no Brasil.

“A economia criativa, o turismo e os serviços são setores capazes de oferecer caminhos importantes para o crescimento econômico, para o aumento da geração de empregos e renda e para a implementação de atividades alinhadas com a sustentabilidade de uma região que precisa apostar na preservação ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar as possibilidades de desenvolvimento social”, explica Flavia Furtado, diretora executiva do festival e idealizadora do encontro. 

O evento oficializará a entrada do Festival Amazonas de Ópera na Zona Franca de Manaus.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
Festival de La Roque d’Anthéron reúne pianistas brasileiros para homenagear Nelson Freire
Notícias Academia Jovem Concertante inicia comemorações pelos seus dez anos
Notícias Osesp apresenta programa de música espanhola na Sala São Paulo
Colunistas Amores proibidos, por Nelson Rubens Kunze
Colunistas Teresa Berganza (1933-2022): beleza, precisão, musicalidade, por João Luiz Sampaio

O tenor Fernando Portari em cena da ópera 'Peter Grimes' [Reprodução/Facebook Festival Amazonas de Ópera]
O tenor Fernando Portari em cena da ópera 'Peter Grimes' [Reprodução/Facebook Festival Amazonas de Ópera]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.