‘Lo schiavo’ dirigido por Neschling é ‘Editor’s Choice’ da Gramophone

por Redação CONCERTO 13/01/2020

A gravação em DVD da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, na produção do Teatro Lírico de Cagliari, na Itália, foi escolhida como “Editor’s Choice” pela edição de janeiro da revista inglesa Gramophone. A lista distingue mensalmente um DVD como melhor lançamento do mercado fonográfico internacional.

A montagem, realizada no início do ano passado, tem direção musical e regência do maestro John Neschling e direção cênica de Davide Garattini Raimondi. A soprano Svetla Vassileva interpreta Ilàra, o tenor Massimiliano Pisapia Américo, e o barítono Andrea Borghini faz Iberê. A realização do DVD é do selo Dynamic.

A crítica da Gramophone, redigida por Mark Pullinger, destaca a carreira de Carlos Gomes como “o primeiro compositor não-europeu a alcançar sucesso na época de ouro da ópera italiana”. Mais para frente, afirma que “certamente é possível detectar a influência de Verdi, que o viu como um ‘verdadeiro gênio musical’, ainda que sua invenção não vá além da fase intermediária de Verdi”. 

Quanto à interpretação vocal da montagem italiana, Pullinger destaca Andrea Borghini – “seu barítono robusto tem uma linha verdiana limpa e ele canta suas árias magnificamente” –, bem como Svetla Vassileva – “eficaz como Ilàra [...], ela canta sua Romanza do Ato 4 muito bem, com delicado controle dos pianíssimos”.

Em relação à encenação, o crítico afirma que “a produção de Davide Garattini Raimondi é boa para o padrão das casas italianas da província, embora sua direção de coro e solistas seja bastante estática”. E conclui: “Com performances eficazes, essa é uma boa vitrine para o Lo schiavo e espero que as companhias comecem a programá-lo”.
 

Cena da ópera ‘Lo Schiavo’, produção do Teatro de Cagliari [divulgação]
Cena da ópera ‘Lo Schiavo’, produção do Teatro de Cagliari [divulgação]

O DVD Lo Schiavo está disponível na Loja CLÁSSICOS, clique aqui.

Leia mais
Notícia 
Leitores da Revista CONCERTO têm desconto no Digital Concert Hall; confira a programação
Temporadas 2020 Conheças as principais programações já anunciadas
Opinião Maria d’Apparecida: consagração e esquecimento de uma cantora negra, por Camila Fresca
Crítica Ópera em Buenos Aires, por Nelson Rubens Kunze

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.