Ópera ‘Os contos de Hoffmann’ é apresentada em concerto cênico no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 13/05/2019

Última – e mais célebre – obra de Jacques Offenbach no universo do teatro musical, a ópera Os contos de Hoffmann é a principal atração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em maio, com apresentações em concerto cênico nos dias 16, 18 e 19.

A obra é baseada na peça Os contos fantásticos de Hoffmann, de Barbier e Carré, por sua vez inspirada em três contos de E.T.A. Hoffmann, um dos mais importantes nomes do romantismo alemão: O homem de areia, O violino de Cremona e O reflexo perdido.

Offenbach, após um prólogo em que nos apresenta a figura de Hoffmann, protagonista da ópera, escreve cada ato inspirado em uma das histórias, e em cada um deles, o personagem apaixona-se por uma mulher, sendo atrapalhado por um vilão. No primeiro ato, o clima da música é o da ópera cômica; no segundo, da ópera dramática; e, no terceiro, da opereta

No Municipal, André Heller-Lopes assina a concepção do espetáculo, inaugurando parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage: o coletivo feminino Trovoa se encarregará de pintar o painel de 20 metros de comprimento que vai compor a cenografia.

A regência será da maestrina Priscila Bonfim, que comanda a orquestra e o coro do teatro. O elenco é formado por nomes como o tenor Eric Herrero, que interpreta o papel título, o barítono Vinicius Atique, no papel dos violões, as sopranos Marianna Lima e Marina Considera, Ludmilla Bauerfeldt e Michele Menezes e o tenor Geílson Santos, entre outros.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Prepare-se: os destaques da semana
Tosca assinada por Jorge Takla sobe ao palco do Teatro Amazonas

Contos de hoffmann