Série de 5 episódios tem concepção e direção de João Luiz Sampaio e Nelson Rubens Kunze, respectivamente editor executivo e diretor da Revista CONCERTO; primeiro episódio, A alma da voz, será lançado hoje nas plataformas digitais
O Palácio das Artes da Fundação Clóvis Salgado de Minas Gerais, dentro de sua Temporada de Ópera 2021, lança hoje o “Ópera! O podcast da música lírica”. Serão cinco episódios que abarcam o universo da ópera, dos cantores à gestão dos teatros, passando pela direção musical e cênica e pela criação do repertório. “Queremos dar um panorama do que é esse incrível gênero, dos desafios de sua produção e de como ele é uma manifestação artística viva e pulsante nos dias de hoje”, afirma Nelson Rubens Kunze. “O universo da ópera tem uma característica particular, que é a paixão. Quem trabalha com ópera é muito apaixonado pelo gênero. O nosso objetivo foi justamente trazer essa paixão e o lado humano da relação tão forte que as pessoas estabelecem com a ópera”, completa João Luiz Sampaio.
A série tem locução da cantora Carolina Faria e está dividida em 5 episódios, que serão lançados quinzenalmente: Voz: a alma da ópera, com lançamento hoje; Vida de maestro (14 de outubro); Com nasce uma encenação (dia 28 de outubro); Da partitura ao palco, a ópera brasileira (11 de novembro) e Quanto custa uma ópera? (dia 25 de novembro).
O primeiro episódio da série foi construído em torno da a voz do cantor. Em conversa com artistas e especialistas, o roteiro apresenta os registros e diferentes tipos de vozes, o fascínio que voz exerce sobre os ouvintes, a formação do cantor e as características históricas da interpretação. O podcast também aborda questões importantes como a do preconceito racial na escalação de elencos. Participaram do primeiro programa os cantores Edna D’Oliveira, Gabriella Pace, Luisa Francesconi e Paulo Szot, os maestros Abel Rocha e Gabriel Rhein-Schirato, o diretor cênico André Heller-Lopes e os críticos Jorge Coli e Irineu Franco Perpetuo. A edição musical é de Marcos Fecchio e a montagem e edição final da Cotonísio Podcasts.
Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado e idealizadora da série, investir nesse novo formato de comunicação é avançar na busca pela formação de público. “A Temporada de Ópera 2021, de certa forma, é a continuação da edição passada, na qual promovemos reflexões profundas sobre o fazer operístico. Estamos reverberando e ampliando os impactos causados pelas discussões transversais entre as linguagens, a presença das mulheres em espaços de decisão, bem como a convergência de diversas expressões artísticas em uma mesma obra. Assim, os podcasts ganham destaque pelo formato de fácil assimilação o que torna o conteúdo, no caso a ópera, mais próximo do público e em uma linguagem mais acessível”, ressalta.
“Ópera, o podcast da música lírica” pode ser ouvido no YouTube da Fundação Clóvis Salgado, bem como nas plataformas Spotify, Apple, Google, Deezer, Amazon, Castbox e Podcast Addict.
Ou clique no link abaixo para ouvir o episódio 1:
Leia também
Notícias Violinista e maestro Luis Otavio Santos é destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de outubro
Notícias Orquestra Sinfônica da Bahia celebra aniversário com concerto no Teatro Castro Alves
Texto ‘O turco na Itália’, de Rossini, foi maravilhoso, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.