Podcast sobre ópera estreia na Temporada de Ópera do Palácio das Artes

por Redação CONCERTO 30/09/2021

Série de 5 episódios tem concepção e direção de João Luiz Sampaio e Nelson Rubens Kunze, respectivamente editor executivo e diretor da Revista CONCERTO; primeiro episódio, A alma da voz, será lançado hoje nas plataformas digitais

O Palácio das Artes da Fundação Clóvis Salgado de Minas Gerais, dentro de sua Temporada de Ópera 2021, lança hoje o “Ópera! O podcast da música lírica”. Serão cinco episódios que abarcam o universo da ópera, dos cantores à gestão dos teatros, passando pela direção musical e cênica e pela criação do repertório. “Queremos dar um panorama do que é esse incrível gênero, dos desafios de sua produção e de como ele é uma manifestação artística viva e pulsante nos dias de hoje”, afirma Nelson Rubens Kunze. “O universo da ópera tem uma característica particular, que é a paixão. Quem trabalha com ópera é muito apaixonado pelo gênero. O nosso objetivo foi justamente trazer essa paixão e o lado humano da relação tão forte que as pessoas estabelecem com a ópera”, completa João Luiz Sampaio.

A série tem locução da cantora Carolina Faria e está dividida em 5 episódios, que serão lançados quinzenalmente: Voz: a alma da ópera, com lançamento hoje; Vida de maestro (14 de outubro); Com nasce uma encenação (dia 28 de outubro); Da partitura ao palco, a ópera brasileira (11 de novembro) e Quanto custa uma ópera? (dia 25 de novembro). 

O primeiro episódio da série foi construído em torno da a voz do cantor. Em conversa com artistas e especialistas, o roteiro apresenta os registros e diferentes tipos de vozes, o fascínio que voz exerce sobre os ouvintes, a formação do cantor e as características históricas da interpretação. O podcast também aborda questões importantes como a do preconceito racial na escalação de elencos. Participaram do primeiro programa os cantores Edna D’Oliveira, Gabriella Pace, Luisa Francesconi e Paulo Szot, os maestros Abel Rocha e Gabriel Rhein-Schirato, o diretor cênico André Heller-Lopes e os críticos Jorge Coli e Irineu Franco Perpetuo. A edição musical é de Marcos Fecchio e a montagem e edição final da Cotonísio Podcasts.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado e idealizadora da série, investir nesse novo formato de comunicação é avançar na busca pela formação de público. “A Temporada de Ópera 2021, de certa forma, é a continuação da edição passada, na qual promovemos reflexões profundas sobre o fazer operístico. Estamos reverberando e ampliando os impactos causados pelas discussões transversais entre as linguagens, a presença das mulheres em espaços de decisão, bem como a convergência de diversas expressões artísticas em uma mesma obra. Assim, os podcasts ganham destaque pelo formato de fácil assimilação o que torna o conteúdo, no caso a ópera, mais próximo do público e em uma linguagem mais acessível”, ressalta.

“Ópera, o podcast da música lírica” pode ser ouvido no YouTube da Fundação Clóvis Salgado, bem como nas plataformas Spotify, Apple, Google, Deezer, Amazon, Castbox e Podcast Addict.

Ou clique no link abaixo para ouvir o episódio 1:

 

[dreamstime/Oleg Gerasymenko]
[dreamstime/Oleg Gerasymenko]

Leia também
Notícias Violinista e maestro Luis Otavio Santos é destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de outubro
Notícias Orquestra Sinfônica da Bahia celebra aniversário com concerto no Teatro Castro Alves 
Texto ‘O turco na Itália’, de Rossini, foi maravilhoso, por Jorge Coli

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.