Theatro Municipal de São Paulo recebe montagem de ‘Rigoletto’, de Verdi

por Redação CONCERTO 18/07/2019

Uma produção da ópera Rigoletto, de Verdi, sobe ao palco esta semana do Theatro Municipal de São Paulo. A montagem estreou no início do ano no Teatro Colón de Buenos Aires e tem direção cênica de Jorge Takla – em São Paulo, a regência será de Roberto Minczuk.

Rigoletto pertence à chamada “trilogia romântica” de Verdi, formada ainda por La traviata e Il trovatore. Nessas óperas, o compositor aprofunda sua busca por personagens complexos, que lhe permitam explorar musicalmente a condição humana. Rigoletto, sobre o bobo da corte que, na tentativa de proteger sua filha acaba causando sua morte, é inspirada em Victor Hugo.

“Rigoletto trata de temas bastante atuais, como o assédio sexual e moral, a corrupção, o machismo, a exclusão social”, diz Takla. “A montagem nos permite mostrar esses pontos, mas com uma linguagem que não necessita de atualizações, uma vez que a dramaturgia da ópera tem tamanha força que torna esse diálogo natural com o público.”

Na montagem, há dois elencos, o primeiro nos dias 20, 23, 26 e 28 e o outro, nos dias 21, 24, 27 e 30. No primeiro, cantam o barítono Fabian Veloz, o tenor Fernando Portari, a soprano Olga Pudova e a mezzo soprano Juliana Taino; no segundo, o barítono Rodrigo Esteves, o tenor Dario Schmunk, a soprano Carla Cottini e a mezzo soprano Magda Painno. O baixo Luiz Ottavio Faria participa de todas as récitas como Sparafucile.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Acervo CONCERTO
A vida de Giuseppe Verdi
Acervo CONCERTO ‘Rigoletto’, de Giuseppe Verdi
Revista CONCERTO Arte da permanência: uma conversa com Jorge Takla

Ópera Rigoletto [Divulgação / Fabiana Stig]
Ópera Rigoletto [Divulgação / Fabiana Stig]

 

Curtir