Webinar #ÓperaHoje abre Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado

por Redação CONCERTO 09/10/2020

Um webinar dedicado a discutir a ópera hoje abre na terça, dia 13, a programação da Temporada de Ópera on-line com a qual a Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte comemora seus 50 anos de atividade. A temporada inclui ainda uma Academia de Ópera, espetáculos dos corpos artísticos da fundação e uma mostra de cinema.

O webinar batizado de #ÓperaHoje tem curadoria de Nelson Rubens Kunze, diretor-editor da Revista CONCERTO, e de Flávia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera. O ciclo de debates e palestras vai reunir profissionais atuantes na produção e no estudo da ópera no Brasil, com representantes de todas as regiões, abrangendo desde as grandes produtoras até as companhias independentes.

O foco é mostrar a importância do gênero operístico em nosso tempo e quais são os caminhos, artísticos e de gestão, para reforçar a presença da ópera na vida cultural do país e fazê-la dialogar com as principais questões de hoje.

Veja abaixo a programação completa:

Dia 13

15h: Abertura oficial

15h15: Palestra: Os 150 anos de ‘O guarani’, de Carlos Gomes – João Luiz Sampaio

17h: Apresentação de caso: A Cia. Ópera São Paulo – Paulo Ésper

18h: Patrimônio e contemporaneidade

Um panorama sobre a ópera no Brasil e no mundo hoje, da preservação e difusão do repertório histórico à criação de novas obras. Uma reflexão sobre a manifestação artística e sobre o seu potencial em refletir o mundo contemporâneo. A ópera é importante nos dias de hoje? O patrimônio brasileiro está sendo devidamente preservado? Qual é a importância de compor óperas nos dias de hoje?
Mediação: Nelson Rubens Kunze; participantes: André Heller-Lopes (RJ), João Marcos Coelho (SP), Jocy de Oliveira (RJ) e Silvio Viegas (MG)

 

Dia 14
15h: Compor ópera hoje
A criação de novas obras é determinante para o fortalecimento de qualquer gênero artístico, e na ópera não é diferente. Como anda a composição de novas óperas? Há encomendas? Os compositores da música clássica têm interesse em escrever óperas? O tipo de ópera escrita é determinante para a sua encenação? Como fazer para criar óperas que possam ser encenadas?
Mediação: Nelson Rubens Kunze;  participantes: Elodie Bouny, Leonardo Martinelli (SP), Mário Ferraro (RJ) e Marcos Balter (EUA)

17h: Apresentação de Caso – Fabiana Vansconcelos Barbosa (Pequeno Teatro do Mundo)

18h: Intercâmbio de montagens e trabalho em rede
Quais as dificuldades em se articular colaborações efetivas, como coproduções ou intercâmbios de montagens, entre os diversos teatros e produtores independentes? Como fomentar parcerias com a inciativa privada e influenciar políticas públicas?
Mediação: Flávia Furtado; participantes: André Cardoso (RJ, Funarte e FB-ODM), Eliane Parreiras (MG), Evandro Matté (RS) e Tarcísio Santório (ES); convidada internacional: Alejandra Martí (OLA)

 

Dia 15
15h: Novas ações, novos públicos, novos teatros
Desde alguns anos os teatros e casas de ópera vem passando por um novo posicionamento, em que a sua conexão com a sociedade ganha uma nova importância e significado. É missão dos teatros aproximar suas montagens de novos espectadores e atuar na formação de plateias. Como fazer isso? Que experiências podem ser destacadas no país?
Mediação: Nelson Rubens Kunze; participantes: Beth Ponte (BA), André Brant (MG), Flávio Gabriel (RN) e Mere Oliveira (SP)

17h: Apresentação de Caso – Wendell Kettle (PE, UFPE)

18h: Teatros e orquestras em tempos de pandemia
Também as orquestras e casas de ópera foram surpreendidas pela pandemia do coronavírus, e foram obrigadas a suspender todas as suas apresentações públicas. Como a atividade pressupõe a densa reunião de pessoas, será provavelmente o último setor social a retomar as suas atividades. Como as instituições enfrentaram essa situação? A experiência deixará algo para o futuro?
Mediação: João Guilherme Ripper (RJ); participantes: Jena Vieira (PA), Luciana Salles (MG), Luiz Fernando Malheiro (AM), Roberto Minczuk (SP) e Aldo Mussi (RJ)

 

Dia 16

15h: Academias de ópera e formação
Assim como lidam com formação de novos públicos, os teatros de ópera contemporâneos também não podem mais ficar alheios à formação dos novos profissionais do setor, como cantores, instrumentistas e maestros. Essa mesa apresenta algumas iniciativas brasileiras de academias de ópera e de iniciativas de caráter independente para o fomento da atividade e para a formação de público. 
Mediação: Nelson Rubens Kunze; participantes: Abel Rocha (SP), Dhijana Nobre (AM), Gabriel Rhein-Schirato (SP) e Lincoln Andrade (MG)

17h: Apresentação de Caso – Cia. Mineira de Ópera – Henrique Passini

18h: Palestra: Diversidade racial e gênero – Think Olga

 

Dia 17

15h: Mulheres na ópera
O desenvolvimento da civilização traz consigo um novo protagonismo das mulheres, que demanda direitos e oportunidades igualitárias em todas as esferas da estrutura social. Onde atuam as mulheres na ópera para além do canto? Elas estão representadas nos cargos de chefia e administração? Elas estão ocupando funções de backstage? 
Mediação: Flávia Furtado (AM); participantes: Cieny Farias (AM), Julianna Santos (RJ), Alba Bomfim (PI) e Priscila Bomfim (RJ)

17h: Apresentação de Caso – Ópera na Cia. Minaz – Gisele Ganade (SP)

18h: Diversidade racial na ópera
Impera no Brasil um racismo estrutural que se evidencia em toda a análise estatística. Mais de 130 anos após a abolição da escravidão, com uma população majoritariamente negra, essas camadas sociais aparecem em desvantagem em todas as questões, de nível salarial a taxa de homicídios, de evasão escolar a oportunidades de emprego. Refletindo sobre exemplos de nossa época no Brasil e no mundo, essa mesa buscará pensar formas de enfrentar essa desigualdade no meio cultural da música clássica e da ópera.
Mediação: Edna D’Oliveira (MG); participantes: Felipe Brito (SP), Michel de Souza (RJ), Oswaldo Faustino (SP) e Sarah Higino (RJ)

 

Dia 18

15h: Como anda o jornalismo cultural?
A internet e os novos meios tecnológicos com suas novas oportunidades digitais alteraram a comunicação contemporânea. Quais são os desafios do jornalismo no século 21? Como a internet impacta os veículos de comunicação? Como a mídia impressa tradicional reage às novas oportunidades? Como isso se reflete no jornalismo cultural? E mais especificamente, na cobertura da música clássica e da ópera?
Mediação: João Luiz Sampaio; participantes: Camila Fresca (SP), Irineu Franco Perpetuo (SP), Luciana Medeiros (RJ), Sidney Molina (SP) e Sérgio Rodrigo Reis (MG)

18h: Balanço e encerramento
Mediação: Luciana Salles (MG); participantes: Edna D’Oliveira (MG), Eliane Parreiras (MG), Flavia Furtado (AM), João Luiz Sampaio (SP), João Guilherme Ripper (RJ) e Nelson Rubens Kunze (SP)

Clique aqui para ver o Especial sobre a Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado

Montagem de O Navio Fantasma, apresentada no Palácio das Artes de Belo Horizonte [Divulgação]
Montagem de “O Navio Fantasma”, apresentada no Palácio das Artes de Belo Horizonte [Divulgação]

 

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