Em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 26, no Conservatório Municipal de Guarulhos, o prefeito Guti Costa (PSB), o secretário da Cultura Vitor Souza, o secretário da Educação Paulo Matheus e o maestro Emiliano Patarra anunciaram a criação da GRU Sinfônica. A orquestra nasce associada ao programa Música nas Escolas, uma vez que os 50 músicos contratados atuarão também em cursos de inicialização musical para 10 mil alunos de dez escolas de Guarulhos. As crianças e jovens que se destacarem nesse processo poderão prosseguir estudos mais aprofundados no Conservatório Municipal, que já conta, desde 2003, com a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de Guarulhos.
“Temos de fomentar projetos dessa natureza”, disse o prefeito Guti. “Não se trata só de música, não se trata só de cultura, trata-se também de educação. Esse projeto é extremamente importante para nós, e é um programa perene, que ficará de legado para as próximas gerações”, afirmou. A criação da GRU Sinfônica, que tem como patrono o maestro João Carlos Martins, deu-se através de lei municipal. Para o orçamento de 2020, a GRU Sinfônica contará com um investimento de R$ 1,756 milhão.
Segundo o mastro Emiliano Patarra, um dos idealizadores e diretor do projeto, há a previsão de que na semana que vem seja publicado o decreto que regulamentará o funcionamento da nova orquestra. A partir daí, será iniciado o processo seletivo para a contratação dos músicos. “Faremos audições com biombo para garantir a escolha dos melhores candidatos”, disse o maestro. Há a intenção de que o processo seletivo esteja concluído até o final de outubro.
Patarra lembra que a criação da GRU Sinfônica estabelece o ponto de chegada do processo de formação musical. “Os programas da Orquestra Jovem e da GRU Sinfônica se somam, eles não competem entre si, eles vem para se agregar. E no dia 8 de dezembro a gente vai entrega para a cidade de Guarulhos o primeiro concerto da Orquestra GRU Sinfônica, que então atuará junto com a Orquestra Jovem. Ou seja, serão os dois grupos juntos, 125 músicos no palco. Vamos fazer um grande concerto, com a presença do maestro João Carlos Martins, entregando simbolicamente, no aniversário da cidade, esses dois novos programas”, comemorou o maestro.
Leia mais
Textos Guarulhos faz boa encenação de ‘Vanessa’, de Barber, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Flo Menezes estreia a NeutrinÓpera ‘Ritos de perpassagem’
Notícias Balé ‘Coppélia’ sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro