Acontece na próxima terça-feira, dia 25 de outubro – dia mundial da ópera –, a terceira edição do encontro Ópera em Pauta, realização do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, FB-ODM. O encontro será realizado durante o dia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e se encerrará às 19h com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em comemoração ao centenário da soprano Renata Tebaldi. A regência será da maestra Priscila Bomfim e a apresentação terá a participação das solistas Flávia Fernandes, Ludmila Bauerfeldt, Marianna Lima e Tatiana Carlos.
O Ópera em Pauta tem como propósito reunir o setor para “definir estratégias conjuntas, alinhar a comunicação e trocar experiências”. O encontro no Rio de Janeiro terá três partes. A primeira será uma mesa de debates intitulada Mercado de Ópera no Brasil, que contará com profissionais de diversas áreas falando de suas experiências e percepções sobre o trabalho neste último ano. A segunda parte será um painel, que leva o título de Gestores de Ópera no Brasil, que reunirá representantes de diversos teatros e iniciativas para refletir sobre o fazer da ópera no Brasil hoje. Finalmente, na última parte, haverá espaço para representantes do poder público, será feita a eleição da nova diretoria do FB-ODM, além da cerimônia de premiação do 1º Concurso de Composição de Ópera do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Após essa última parte, a diretoria do Fórum se reunirá com os gestores públicos presentes para refletir sobre possíveis ações futuras.
A abertura do Ópera em Pauta 2022, às 10h, será feita pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros, e pela Presidente da Fundação TMRJ, Clara Paulino. Participam dos painéis, ao longo do dia, artistas e gestores como Abel Rocha (maestro titular da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor Dr. da Unesp), Vinicius Atique (produtor da série de concertos Astra-Finamax e cantor lírico), Guilherme Bernstein (maestro, compositor, professor de regência orquestral e regente da Orquestra Sinfônica da UNIRIO), Adriana Rio Doce (diretora operacional do TMRJ), Julianna Santos (diretora cênica), Murilo Neves (cantor lírico), Ricardo Appezatto (gestor artístico da Santa Marcelina Cultura), Mere Oliveira (mezzo-soprano e coordenadora do Sistema de Corais de Taubaté, diretora do Ópera Studio do Vale e regente do Coral Municipal de Taubaté), Flávia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera e diretora geral da Vlaanderen Produções Culturais), Eric Herrero (cantor lírico e diretor artístico do TMRJ), Tamoio Marcondes (presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte), Jesus Roque de Freitas (vice-prefeito e secretário de Cultura da Cidade de Guarulhos), Isabella Pessotti (secretária municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, presidente da Câmara Técnica de Turismo do CMM, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura pela FNP), Antenor Oliveira Antena (gestor da divisão de Cultura e Arte - Firjan Sesi RJ), André Cardoso (professor da Escola de Música da UFRJ, diretor artístico da Sinfônica da UFRJ, coordenador do Sistema Nacional de Orquestras Sociais e presidente da ABM) e Marcelo Lages (gestor cultural, diretor artístico, coreógrafo e bailarino).
Entre as principais propostas do FB-ODM para esta terceira edição do encontro Ópera em Pauta estão a consolidação do Plano Nacional para o Desenvolvimento da Ópera no âmbito da Funarte, com ações voltadas para a produção e circulação de espetáculos; a abertura de editais voltados especificamente para a produção e circulação de espetáculos de ópera; e a discussão sobre apoios para o encontro da OLA - Ópera Latinoamérica, a ser realizado na cidade de Manaus em abril de 2023.
Leia também
Notícias Festival de Música Erudita do Espírito Santo anuncia nova edição, que terá o tempo como tema
Notícias Cultura Artística anuncia temporada internacional 2023 com doze atrações
Notícias Violino assinado por grandes intérpretes será leiloado em prol do Instituto Baccarrelli
Notícias Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen faz concertos com Guido Sant'Anna
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.