Teatros e salas de concerto só poderão reabrir em São Paulo na Fase Verde, diz prefeitura

por Redação CONCERTO 24/07/2020

O prefeito de São Paulo Bruno Covas anunciou nesta sexta-feira, dia 24, que cinemas, teatros, museus e salas de concertos só poderão voltar a receber público quando a cidade estiver na Fase Verde do Plano São Paulo de flexibilização econômica.

Anteriormente, o governo do Estado havia incluído a reabertura do setor cultural entre os que poderiam retomar as atividades com público na Fase Amarela. Com isso, se a cidade permanecesse durante quatro semanas nesta fase, a abertura seria autorizada. A expectativa, então, era de uma retomada ao longo do mês de agosto.

Orquestras como a Osesp já trabalhavam com a possibilidade de receber o público já na segunda quinzena do próximo mês, como anunciou o diretor artístico Arthur Nestrovski em uma live realizada no começo de julho.

A decisão final, no entanto, cabe à prefeitura, que precisa autorizar a abertura a partir da aprovação dos protocolos de segurança sanitária propostos pelas instituições. 

“Em relação à área cultural, a Vigilância Sanitária do município pediu para que esperássemos o município entrar na fase verde para poder liberar a área cultural aqui na cidade. Nós já estamos com o protocolo pronto, mas a vigilância insistiu que a gente aguardasse a fase verde”, disse Covas ao site G1.

Quando a cidade entrar na fase verde, será necessário então esperar quatro semanas de estabilidade para que a reabertura possa acontecer. Até lá, porém, estarão liberadas as gravações com músicos no palco para transmissão on-line, mas sem presença do público.

Em todo o Brasil, instituições musicais já prepararam protocolos que definem as regras para o retorno de atividades presenciais, indicando regras para a disposição de músicos no palco assim como para a quantidade de pessoas que poderão assistir às apresentações. Como em São Paulo, o retorno depende da aprovação de novos alvarás de funcionamentos, incorporando as medidas de prevenção ao Covid-19.

Leia mais
Colunistas
Delícias da música para teclado, por João Marcos Coelho
Notícias Neschling, Zanon, Meneses, Rubinsky e Mehmaria participam de nova série dos Encontros CLÁSSICOS

Sala São Paulo [Anthony Kunze/Revista CONCERTO]
Sala São Paulo [Anthony Kunze/Revista CONCERTO]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.