Prêmio CONCERTO 2024 - Vencedores

por Redação CONCERTO 17/12/2024

Prêmio CONCERTO 2024

Prêmio CONCERTO 2024 - DESTAQUES DA TEMPORADA

Com o objetivo de valorizar e fomentar a atividade musical no Brasil, o Prêmio CONCERTO de Música Clássica e Ópera chega à sua 13ª edição. A seguir, você conhecerá os indicados e os vencedores de 2024. 

O prêmio está dividido em sete categorias: Grande Prêmio, Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, Música Orquestral, Música de Câmara / Recital / Coral, Jovem Talento, Inovação e CD / DVD / Livro.  

Concorrem os mais destacados concertos, óperas, recitais e discos, DVDs e livros, assim como os protagonistas da cena clássica e os grandes acontecimentos da temporada.  

O prêmio é debatido e escolhido por alguns dos principais críticos musicais do país: Ana Cursino Guariglia, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Luciana Medeiros, Márvio dos Anjos, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina.  

Cada jurado indicou cinco destaques por categoria, o que resultou em uma lista apresentada na reunião do júri, realizada no dia 29 de novembro. A partir dela, foram selecionados três indicados para cada categoria. Em seguida, houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores. O público também foi convidado a votar, pelo Site CONCERTO, em seus preferidos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: João Luiz Sampaio não participou da discussão e da votação do Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, uma vez que foi libretista da ópera Clitemnestra. Sampaio e Ana Cursino Guariglia também não participaram da discussão e da votação do prêmio categoria Inovação, pelo trabalho que ambos realizaram no Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro. 

JURADOS

Ana Cursino Guariglia é jornalista e pianista, colaboradora da Revista CONCERTO e do Site CONCERTO.

Camila Fresca é jornalista e doutora em musicologia; colaboradora da Revista CONCERTO e colunista do Site CONCERTO

Irineu Franco Perpetuo é jornalista e tradutor, colaborador da Revista CONCERTO e colunista do Site CONCERTO

João Luiz Sampaio é editor-executivo da Revista CONCERTO; colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e do Portal Estadão 

João Marcos Coelho é colunista do Site e da Revista CONCERTO; crítico de O Estado de S. Paulo; apresentador da Rádio Cultura FM

Luciana Medeiros é jornalista e escritora, com atuação em jornais, rádios e tevês; é colaboradora do Site e da Revista CONCERTO

Márvio dos Anjos é jornalista, com passagens por veículos como Folha de S. Paulo e Destak; é crítico musical do jornal O Globo

Nelson Rubens Kunze é gestor cultural e jornalista; diretor-editor da Revista CONCERTO e colunista do Site CONCERTO 

Sidney Molina é violonista, crítico da Folha de S. Paulo; coordenador da pós-graduação em violão da Fasm; membro do Quaternaglia 

 

Prêmio CONCERTO 2024 de Música Clássica e Ópera

Grande Prêmio CONCERTO 2024

FINALISTAS

Isaac Karabtchevsky 90 anos, maestro
[Aos 90 anos, pelas realizações de uma vida dedicada à música]

Marisa Rezende 80 anos, compositora
[Pelas celebrações em torno de sua obra em seu 80º aniversário]

Teatro Cultura Artística
[Pela reinauguração do teatro agora voltado exclusivamente à música]

VENCEDOR

Isaac Karabtchevsky 90 anos, maestro
[Aos 90 anos, pelas realizações de uma vida dedicada à música]

 

Prêmio CONCERTO 2024 Lauro Machado Coelho de Ópera

FINALISTAS

“Carmen”, de Bizet
Roberto Minczuk / Jorge Takla
[Theatro Municipal de São Paulo] 

“Clitemnestra”, de Marcus Siqueira
Gabriel Rhein-Schirato / Menelick de Carvalho
[Festival de Música Erudita do ES]

“Homens ao mar”, de Ralph Vaughan Williams
Claudio Cruz / Caetano Vilela
[Theatro São Pedro, SP]

VENCEDOR

“Clitemnestra”, de Marcus Siqueira
Gabriel Rhein-Schirato / Menelick de Carvalho
[Festival de Música Erudita do ES]

 

Prêmio CONCERTO 2024 Música orquestral

FINALISTAS

Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Cantorey
Hans-Cristoph Rademann, regência
“Messias”, de Händel [Cultura Artística]

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Elim Chan, regência / Domniq, percussão
Obras de Clyne, Eötvös e Shostakovich
[Fundação Osesp]

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Para ouvir as Américas (Beethoven, Ives, Villa-Lobos, Varèse)
Thierry Fischer, regência
[Fundação Osesp]

VENCEDOR

Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Cantorey
Hans-Cristoph Rademann, regência
“Messias”, de Händel [Cultura Artística]

 

Prêmio CONCERTO 2024 Música de câmara / Recital / Coral

FINALISTAS

Josy Santos, mezzo-soprano, e Markus Hadulla, piano
[Mozarteum Brasileiro]

Mathias Goerne, barítono, e Anton Mejias, piano
“Winterreise”, Franz Schubert
[Cultura Artística]

Víkingur Ólafsson, piano 
“Variações Goldberg”, Bach
[Fundação Osesp]

VENCEDOR

Mathias Goerne, barítono, e Anton Mejias, piano
“Winterreise”, Franz Schubert
[Cultura Artística]

 

Prêmio CONCERTO 2024 Jovem talento

FINALISTAS

Caio de Azevedo, compositor

Lucas Thomazinho, pianista 

Nathan Amaral, violinista

VENCEDOR

Caio de Azevedo, compositor

 

Prêmio CONCERTO 2024 Inovação

FINALISTAS

Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro
Projeto de criação de novas óperas

Coletivo Ubuntu Brasileiro
Movimento de apoio aos artistas negros para a promoção da equidade na música de concerto e na ópera

Concurso Compositoras Latino-Americanas 
[Fundação Osesp]

VENCEDOR

Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro
Projeto de criação de novas óperas

 

Prêmio CONCERTO 2024 CD / DVD / Livros

FINALISTAS

CD Integrais. Edelton Gloeden, violão
Obra completa para violão de Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Edino Krieger 
[Selo Sesc]

CD Lorenzo Fernandez, Sinfonias nºs 1 e 2
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, regente
[Naxos, A música do Brasil]

CD Pianolatria, Cristian Budu, piano 
[Selo Sesc]

VENCEDOR

CD Integrais. Edelton Gloeden, violão
Obra completa para violão de Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Edino Krieger 
[Selo Sesc]

Conheça abaixo os vencedores da votação do público

[Total de votantes: 4.264]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Prezado Francisco, obrigado pelo comentário. É verdade, a interpretação da Missa foi ótima. Ocorre que as indicações ao Prêmio CONCERTO 2024 foram decididas antes da apresentação da obra de Bach. Saudações

Link permanente

Nathan Amaral a sua música impacta os corações, alavanca a alegria e com certeza,faz qualquer pessoa que escuta o som desse violino ,com uma melodia suave que encanta a quem ouve e apaixona a cada nota executada parabéns meu neto você é incrível.

Link permanente

Nathan ,você é maravilhoso mas o que mais me encanta em você é a simplicidade ,humildade que você tem mesmo sabendo que você é perfeito um músico que sabe apurar os sentidos ,toca com o coração, com a alma ,você sente o que você toca, você transmite para todos essa verdade .esse sentimento que só quem toca com essa entrega pode transmitir e ainda assim você continua simples mesmo sabendo que você é um diamante em ascensão parabéns meu neto muito orgulho de você

Link permanente

À Sinfonia nº 1 (1945), Lorenzo Fernandez, embora influenciado por Béla Bartók e, portanto, adquirindo uma linguagem mais universalista, consegue dar à obra um caráter nacional. Já na Sinfonia nº 2, o compositor usa o argumento de O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac, o que a torna uma sinfonia programática, comunicando atmosferas de esperança, heroísmo, luta, descoberta, delírio e morte do bandeirante.
Francisco José dos Santos Braga

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.