Cultura Artística anuncia vencedores do Prêmio Citi, maior premiação da música clássica brasileira

por Redação CONCERTO 23/08/2025

O pianista Estefan Iatcekiw, o violinista Fernando Santiago, o pianista Julio Pasquali, o violoncelista Luiz Fernando Venturelli e a violinista Samara Gama receberão R$ 150 mil cada para projetos de carreira no exterior; vencedores das últimas duas edições se apresentam em recital no próximo dia 28 de agosto

O Prêmio Citi – Jovens Talentos da Música realizou na quinta-feira, dia 21 de agosto, as audições presenciais de sua terceira fase. Onze jovens músicos, de idades entre 19 e 27 anos, apresentaram-se ao vivo no pequeno teatro do Cultura Artística concorrendo a cinco prêmios de R$ 150 mil. O concurso, conforme o edital, “pretende apoiar ações e projetos de continuidade aos estudos de aperfeiçoamento musical de jovens, cujo alvo seja a profissionalização em nível de excelência”.

Os cinco vencedores são o pianista Estefan Vergara Iatcekiw, o violinista Fernando Santiago Serrano dos Santos, o pianista Julio Goulart Pasquali, o violoncelista Luiz Fernando Moita Venturelli de Souza e a violinista Samara Teixeira Gama. A edição 2025 do Prêmio Citi teve com jurados a pianista Lídia Bazarian, a contrabaixista e professora Sonia Ray e Nelson Rubens Kunze, editor da Revista CONCERTO.

Estefan Iatcekiw, de 21 anos, é aluno de bacharelado em piano de Sergei Babayan na Juilliard School em Nova York. Na audição, tocou a Sonata nº 3 de Prokofiev (Iatcekiw apresentou-se no Brasil no mês passado como solista da Osesp e da Ospa).

Fernando Santiago, de 26 anos, interpretou na audição a Sonata nº 7 de François Francoeur (1698-1787) tocando um violino barroco e acompanhado ao cravo por Hanon Rossi. Santiago fará um Artist Diploma no Royal College fo Music, em Londres, no departamento de performance histórica.

O tecladista Julio Goulart Pasquali, de 26 anos, vai fazer o seu mestrado na Escola Superior de Música de Stuttgart, também no departamento de música antiga. Na audição tocou em uma réplica de um fortepiano (instrumento precursor do piano) interpretando a Sonata em dó maior Hob XVI:50 de Haydn.

O quarto premiado é o violoncelista Luiz Fernando Venturelli, de 25 anos, que está cursando o doutorado na Northwestern University, nos Estados Unidos. Venturelli interpretou, acompanhado pelo piano de Michiko Tashiro, a Cadenza e o último movimento do Concerto para violoncelo nº 1 da Shostakovich (Venturelli sola este mesmo concerto na semana que vem, em Belo Horizonte, como solista da Filarmônica de Minas Gerais).

A violinista Samara Teixeira Gama, de 27 anos, apresentou-se solo na audição, interpretando a Passacaglia da Rosenkranzsonate do compositor barroco Heinrich Ignaz von Biber. Samara, que iniciará seu bacharelado no Conservatório Real de Bruxelas, também se utilizou de um instrumento de época e técnicas da música antiga.

Concerto dos vencedores

Haverá um concerto na próxima quinta-feira, dia 28 de agosto, às 20h, no Teatro Cultura Artística, com alguns dos vencedores das duas edições do Prêmio Citi, 2024 e 2025. 

Se apresentarão a percussionista Andressa Santos, o fortepianista Julio Pasquali, a violinista Samara Gama, o violoncelista Caio Albuquerque com o violonista Thiago Leite e o violonista Eduardo Gutterres com o oboísta Guimel Alves.

O concerto é gratuito e a retirada de ingressos pode ser feita a partir das 18h do mesmo dia 28, na bilheteria do Teatro Cultura Artística.

Vencedores e jurados do Prêmio Citi 2025 (divulgação)
Vencedores e jurados do Prêmio Citi 2025 (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.