Curta-metragem da Ocam incentiva doação para população em situação de rua 

por Redação CONCERTO 27/06/2021

Com concepção do maestro Gil Jardim, a Orquestra de Câmara da USP (Ocam), o padre Júlio Lancellotti, poetas de slam, MCs, o Coral Paulistano Mário de Andrade e performers lançaram o vídeo “Olho da rua”, um potente e emocionante curta-metragem que tem como objetivo arrecadar doações para a população em situação de rua. Sobre uma trilha sonora composta por obras de Alexandre Lunsqui, Valéria Bonafé e Yugo Sano Mani – todas gravadas no CD da Ocam de 2019 intitulado Sons sobre Tons –, imagens da dramática situação dessas pessoas em situação de rua são alternadas por performances de dançarinos, declamação de rappers e de poetas do slam e pela fala do padre Júlio Lancellotti, reconhecido por sua atuação em defesa dos mais vulneráveis e que se tornou símbolo de combate à fome durante a pandemia. 

“Em tempos de desigualdade social cada vez mais aguda devido à pandemia, o objetivo foi extrapolar os limites de uma simples apresentação virtual”, explica o maestro Gil Jardim, que está à frente da Ocam desde 2001. Para Jardim, “a ideia ganhou mais sentido ao unir a nossa Orquestra, o Coral Paulistano com integrantes do movimento hip hop e performance, em uma iniciativa para mobilizar ainda mais a sociedade a contribuir com as ações do Padre Júlio Lancellotti junto à população em situação de rua”. 

A participação do Coral Paulistano se dá com a execução do Dies Irae, do Requiem de Mozart, gravado pelos músicos e cantores diretamente de suas casas, com celulares, e regido por Maíra Ferreira. 

O projeto “Olho da rua” foi dirigido e produzido pela Tilt REC e Bicho e co-produzido pela Porqueeu Filmes. Além dos rappers e poetas Kamau, Lucas Afonso, Luz Ribeiro e Mel Duarte participam do elenco Ana Elisa Mello, Danilo Alves, Manu Menezes, Nyek Freitas e Thamiris Mandú, com coreografias de Fernando Barcellos.

Clique nesse link para assistir ao curta-metragem “Olho da rua”.

Doações podem ser feitas por meio do
Pix 63.089.825/0097-96
ou por depósito em conta:
Banco Bradesco
ag: 0299
c/c: 034857-0
CNPJ: 63.089.825/0097-96
Paróquia São Miguel Arcanjo
 

Cena do curta ‘Olho da rua’ (reprodução do YouTube)
Cena do curta ‘Olho da rua’ (reprodução do YouTube)

Leia também
Colunistas 
Ouvir música... e também o clamor das ruas, por João Marcos Coelho
Colunistas Vídeo-ópera ‘Três minutos de sol’ é grande obra de arte, por Jorge Coli
Notícias Maíra Ferreira é a nova regente titular do Coral Paulistano
Notícias Festival de Inverno de Campos do Jordão anuncia agenda para julho e janeiro

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.