Ernst Mahle 95 anos: feliz aniversário!

por Redação CONCERTO 06/01/2024

Radicado em Piracicaba, compositor teve também papel fundamental para impulsionar o ensino musical no Brasil

O compositor brasileiro Ernst Mahle completou 95 anos no último dia 3 de janeiro. Nascido em Stuttgart, na Alemanha, Mahle mudou-se ao Brasil com a família em 1951, aos 22 anos. Em 1962 naturalizou-se brasileiro e aqui desenvolveu toda sua trajetória.

Mahle estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo e na Escola Livre de Música Pró-Arte, com Hans-Joachim Koellreutter. Ali também conheceu a sua futura esposa e companheira de toda vida, M. Apparecida Romero Pinto, a Cidinha, que era aluna de regência de Koellreutter. 

Em sua formação, Mahle também frequentou cursos internacionais de férias em Lucerna (Suíça), Darmstadt (Alemanha) e Salzburgo (Áustria), onde foi aluno de Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernest Krenek. Estudou também regência com L. von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray. 

Em 1953, junto com Cidinha, Koellreutter e outros, fundou a Pró-Arte de Piracicaba, hoje Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, Empem, pertencente ao Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista. Ali exerceu, durante mais de mais de 50 anos, as funções de diretor artístico, professor e maestro. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por seus trabalhos em prol da educação da juventude. Em 1995, recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Com uma ampla obra que abrange as mais diversas formações, o compositor é autor de quatro óperas: Maroquinhas Fru-Fru, (1974), com libreto de Maria Clara Machado; A Moreninha (1979), com libreto de José Maria Ferreira; O Garatuja (2006), com libreto de Eugénio Leandro e Isaura (2022), com libreto de Marcelo Batuíra. Mahle ainda trabalha na composição de um uma quinta ópera, Inocência, com libreto de Marcelo Batuíra.

Em sua carreira, Mahle atuou também como professor em vários cursos de férias e festivais de música. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e é membro da Academia Brasileira de Música (cadeira nº 6).

Ernst Mahle detém uma das mais destacadas e valiosas biografias da área musical brasileira, como criador, intérprete e professor. 

Leia também
Revista CONCERTO
 Os 90 anos de vida e ação de Ernst Mahle, por Júlio Medaglia

 

Ernst Mahle regendo, aos 88 anos (divulgação, Rodrigo Alves)
Ernst Mahle regendo, aos 88 anos (divulgação, Rodrigo Alves)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.