Exposição aborda presença negra no Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 30/01/2023

Mostra revela a história e a memória de negros no teatro a partir de artistas como Ella Fitzgerald, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento e Elizeth Cardoso

Está aberta na Praça das Artes do Theatro Municipal de São Paulo a exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo”. A mostra revela a memória e a história da presença negra no teatro desde 1915, por meio de fragmentos do acervo, figurinos, fotografias, instalações e depoimentos.

Conforme o material de divulgação, “ao reunir um conjunto significativo de diferentes registros, a exposição aponta, por um lado, para o que tem sido o Brasil nesses 110 anos de existência do Theatro: a presença exígua de artistas negras e negros no palco do Theatro, em relação à massiva atuação de brancos. Ao mesmo tempo, exibe a qualidade e competência dessa participação, como explica Ana Lúcia Lopes, gerente de Formação, Acervo e Memória”. 

Entre os artistas negros que passaram pelo Theatro Municipal estão nomes como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento e Elizeth Cardoso. ”A exposição aponta para o futuro quando reúne esses artistas em uma demonstração incômoda, para muitos, de excelência. A competência é inquestionável, ficando para nós o compromisso antirracista de mudar essa história”, assevera Ana Lúcia Lopes. 

Já Rafael Domingos, coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal, afirma que “a exposição revela que o Theatro Municipal também foi constantemente disputado por outros grupos sociais que não somente a elite; que existiram – e de alguma forma se realizaram – outros projetos, tensões, diferentes perspectivas de cultura e política. A exposição ajuda a construir uma perspectiva mais plural acerca do significado do Municipal para a cidade de São Paulo, para o Brasil”. 

Não há no material de divulgação menção a artistas negros do universo da música clássica ou da ópera.

No sábado, dia 4 de fevereiro, às 13h, o Theatro Municipal organiza uma visita guiada em que, antes de visitar a exposição, o público poderá conhecer as estruturas centrais do Theatro Municipal a partir da história de ocupação da população negra. (A reserva de ingressos para a visita deve ser feita pelo site do teatro, clique aqui.)

Leia também
Notícia
Orquestra Petrobras Sinfônica toca Mahler e Liduino Pitombeira na Sala São Paulo
Notícia 2º Festival de Verão de Campos do Jordão terá programação gratuita de música popular e clássica
Notícia Balé da Cidade abre temporada de dança do Theatro Municipal de São Paulo
Crítica Jorge Coli escreve sobre a apresentação do violinista Guido Sant’Anna no Theatro Municipal de São Paulo
Notícia Em esclarecimento público, OS Sustenidos nega intenção de reduzir contratados do Coro Lírico

 

Exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo
Exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.