Quatro jovens músicos disputam uma bolsa de estudos para a Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria
Acontece neste domingo, às 16h, a final do Prelúdio, a competição que reúne jovens talentos da música clássica e é exibido pela TV Cultura. No programa, os candidatos se apresentam como solistas de uma orquestra regida pelo maestro Júlio Medaglia. A apresentação do programa é do próprio maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli.
Após a fase eliminatória apresentada em programas anteriores, quatro finalistas disputam o prêmio do primeiro lugar: a soprano Pollyana Santana, de 28 anos, natural de São Paulo, que canta Una voce poco fa, ária da ópera O barbeiro de Sevilha, de Rossini; o clarinetista Daniel Bressan, de 23 anos, de Itapetininga (SP), que apresenta o primeiro movimento do Concerto para clarinete de Mozart; o trompista Rafael Xavier, de 22 anos, que é de Salvador (BA), com o primeiro movimento do Concerto nº 1 para trompa de Richard Strauss; e o pianista Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, que é de Serra (ES), tocando o terceiro movimento do Concerto nº 5 de Camille Saint-Saëns.
O júri que avaliará os quatro candidatos é formado pelo pianista Eduardo Monteiro, pela musicóloga Ligiana Costa, pelo escritor Leandro Karnal e pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo.
O programa Prelúdio da TV Cultura estreou em 2005 e desde então tem sido um importante palco para jovens talentos brasileiros.
Entre os músicos que passaram pela competição estão Cristian Budu, vencedor em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade; Tiago Nagel, clarinetista, que ganhou a primeira edição; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017.
O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves. Em 2023, o primeiro lugar ficou com o pianista Mattheus Versiani.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.