Os finalistas se apresentam no domingo, acompanhados da Orquestra Sinfônica da Rádio ORF; vencedor será conhecido após o concerto
Seis finalistas de diversas partes do mundo se apresentaram hoje, em Viena, na primeira etapa da final do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler. O jovem brasileiro Guido Sant’Anna, de 17 anos, classificou-se interpretando o Concerto para violino de Brahms, e segue para a Final de Gala no domingo, dia 25 de setembro. Disputam a finalíssima ainda os violinistas Michael Shaham (Israel, 18 anos) e Rino Yoshimoto (Japão, 19 anos).
Na grande Final de Gala de domingo, os candidatos apresentarão a mesma obra que tocaram hoje, mas então acompanhados pela Orquestra Sinfônica da Rádio ORF sob regência de Alexander Joel. O concerto, que acontece no Musikverein em Viena, será transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 14h30 (horário de Brasília). No próprio domingo, após as apresentações, o júri anunciará os vencedores.
Guido Sant’Anna é bolsista do Cultura Artística, onde faz aulas com a violinista e professora Elisa Fukuda. Em 2018, aos 12 anos, Guido foi finalista do concorrido concurso internacional Menuhin Competition, na Suíça. E, no ano passado, venceu a edição 2021 do Concurso Jovens Solistas da Osesp. Em 2018, Guido Sant’Anna também venceu o Prêmio CONCERTO Jovem talento.
O Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler foi criado em 1979, com Yehudy Menuhin no júri, quando premiou o hoje consagrado virtuose Dimitri Sitkovetsky. O concurso deste ano é a 10ª edição e lembra os 60 anos da morte de Fritz Kreisler.
O certame distribuirá € 75 mil em prêmios e oferecerá contratos para concertos em diversos lugares do mundo. O primeiro lugar também lançará um CD pelo selo Naxos e fará uma apresentação solo com a Filarmônica de Viena.
O concurso está sendo transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Fritz Kreisler International Violin Competition (clique aqui para acessar).
Clique neste link para assistir à prova final realizada hoje por Guido Sant’Anna (a partir de 16’).
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.