Programa da TV Cultura revela e dá visibilidade a jovens talentos da música clássica
O Prelúdio, concurso de música clássica da TV Cultura, estreia neste domingo, 9 de novembro, ao meio-dia, a temporada que celebra seus 20 anos no ar. Apresentado pelo maestro Júlio Medaglia e pela radialista Roberta Martinelli, o programa segue com sua missão de revelar jovens talentos da música clássica brasileira. A nova edição reúne instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28, que disputam uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste.
Neste ano, o formato conta com quatro eliminatórias, duas semifinais e uma grande final, marcada para o dia 21 de dezembro, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. As apresentações dos participantes acontecem acompanhadas pela Orquestra Prelúdio.
O júri da primeira eliminatória é formado por João Rocha, Joel Gisiger, Marcelo Jaffé e Yara Caznok. Nessa etapa, competem Achiliel Brito (violino), Dersu Soares (piano), Jessé Raimundo (tuba) e Sophia Kwiatkowski (fagote), interpretando obras de Wieniawski, Beethoven, Vaughan Williams e Rossini.
Criado em 2004, o Prelúdio já revelou nomes que hoje se destacam no cenário internacional, como o pianista Cristian Budu (vencedor de 2007), o violinista Guido Sant’Anna (finalista de 2014) e o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, ambos participantes de 2017.
“É com grande satisfação que vejo chegar a vigésima edição do programa Prelúdio, aqui da TV e Rádio Cultura. Nestes vinte anos foram mais de três mil jovens do mais alto nível que se aproximaram da produção do programa, e é com imensa satisfação, também, que vemos esses jovens preenchendo a vida musical do Brasil e, em alguns casos, ainda, se destacando nos mais famosos palcos do mundo. Estamos todos felizes por termos prestado esse inestimável serviço à cultura musical de nosso país”, festeja o maestro Júlio Medaglia.
Leia mais
Revista CONCERTO Os vinte anos do Prelúdio, por Júlio Medaglia [acesso exclusivo para assinantes]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.