Orquestra Sinfônica Brasileira recria orquestra jovem 

por Redação CONCERTO 30/03/2023

Grupo será formado por 51 músicos entre 16 e 30 anos e a seleção contemplará critérios de diversidade e inclusão social; inscrições vão até 13 de abril

Onze anos após sua extinção, a Orquestra Sinfônica Brasileira retoma o projeto da OSB Jovem. Assim, lançou um edital para seleção de 51 músicos, com idades entre 16 e 30 anos. As vagas serão preenchidas levando em consideração critérios socioeconômicos e de diversidade. O edital completo está disponível no site da orquestra (clique aqui) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 23 de abril. Os músicos selecionados para compor a OSB Jovem receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$1.300,00, além de vale-transporte. O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet e tem patrocínio da Shell.

“Nosso objetivo é apoiar a renovação do cenário musical do Brasil, oferecendo a estrutura necessária para uma experiência completa de formação de jovens músicos”, afirma Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente executiva da Fundação OSB. E segue: “Um espaço no qual eles poderão aperfeiçoar técnica instrumental, ampliar repertório e receber mentoria de alguns dos maiores músicos do país. Queremos abrir as portas da OSB para uma nova geração mais diversa e democrática”.

O material de divulgação distribuído à imprensa ressalta que “o edital prioriza e incentiva a participação de pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e de baixa renda com histórico escolar em instituições públicas ou bolsistas em instituições privadas”. Com isso, a OSB vai contribuir para o “desenvolvimento de cidadãos sensíveis a temas como a conservação da cultura musical brasileira, a preservação do meio ambiente e aos ligados a pautas sociais como o combate à homofobia, ao racismo, e às desigualdades sociais e de gênero”.

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é uma das mais importantes do país. Após uma grave crise no início da década passada, a orquestra se reorganizou e hoje é formada por mais de 70 músicos. O grupo realiza uma programação regular de concertos na cidade do Rio de Janeiro, além de apresentações especiais e ações educativas, de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Clique aqui para saber mais sobre a OSB Jovem.

OSB em ação (divulgação)
OSB em ação (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.