Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás faz turnê na Europa

por Redação CONCERTO 21/08/2024

Grupo se apresentará no Festival Young Euro Classic sob regência de seu titular, Eliel Ferreira, e com o violinista Guido Sant’Anna como solista

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, grupo ligado à Escola do Futuro em Artes Basileu França mantido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Goiás, está em turnê pela Europa, onde fará 10 apresentações. A sinfônica realizará concertos na Alemanha, na República Tcheca, na Áustria e na Hungria com obras de compositores latino-americanos como Heitor Villa-Lobos, Alberto Ginastera, Camargo Guarnieri, Chiquinha Gonzaga, Hekel Tavares e outros. A regência será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. Acompanha a turnê, como solista, o jovem violinista brasileiro Guido Sant’Anna.

O principal concerto da viagem da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás será no festival Young Euro Classic, que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, onde a orquestra será a única representante de América do Sul. O grupo fará apresentações também nas embaixadas brasileiras de Berlim, Viena e Budapeste. Conforme a direção da orquestra, “essas apresentações não apenas promoverão a cultura musical, mas também fortalecerão os laços culturais e artísticos entre nosso país e essas nações, além de promover o nome do Estado de Goiás internacionalmente”.

O maestro Eliel Ferreira afirma que “participar desta turnê é uma oportunidade única para os nossos jovens músicos compartilharem seu talento em um palco internacional e receberem o reconhecimento que merecem”. E completa: “Vale ressaltar que a orquestra é formada por estudantes da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade pública da rede estadual de ensino profissionalizante do governo de Goiás, e tem se sustentado como um dos principais centros de formação de músicos do Centro-Oeste brasileiro”.

A turnê 2024 não é a primeira viagem internacional da orquestra, que em anos anteriores já se apresentou na Venezuela, Espanha, Alemanha e China.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (divulgação, Murilo Gambichler)
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (divulgação, Murilo Gambichler)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Assisti ao vivo a apresentação no Young Euro Classic pelo canal Arte Concert, onde a mesma continua disponível para acesso. A moçada, muito aplaudida, além de poder se orgulhar, nos traz esperanças de um futuro com maís cultura. E música de qualidade.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.