Secretaria cancela Festival Amazonas de Ópera

por Redação CONCERTO 08/03/2024

Comunicado, que dá como motivo um decreto de redução de gastos, foi distribuído ao meio-dia de hoje

A 26ª edição de Festival Amazonas de Ópera está cancelada. Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Amazonas confirmou a notícia publicada mais cedo no Site CONCERTO (clique aqui para ler). Conforme a nota da Secretaria, “o Festival Amazonas de Ópera (FAO) não será realizado em 2024, uma vez que está em vigência, por tempo indeterminado, o decreto de redução de gastos, para manter o equilíbrio orçamentário do governo e manutenção de serviços prioritários”.

Criado em 1997, o Festival Amazonas de Ópera tem como sede o centenário Teatro Amazonas, em Manaus, inaugurado em 1896. Dirigido por Luiz Fernando Malheiro, o festival é um dos principais eventos líricos da América Latina e ganhou repercussão internacional ao programar, além do repertório habitual, títulos raros ou menos encenados, como Lulu, de Alban Berg, ou Magdalena, de Villa-Lobos. No início dos anos 2000, o Festival também promoveu a histórica primeira produção brasileira do ciclo completo de O anel do nibelungo, de Richard Wagner.

Ao término da 25ª edição do ano passado, o FAO antecipou a programação da edição de 2024, que teria: Simon Boccanegra, de Giuseppe Verdi, Lakmé, de Léo Delibes, Alma, de Claudio Santoro, Fedora, de Umberto Giordano e O afiador de facas, de Piero Schlochauer, além de um concerto “Gala Puccini”. Na ocasião, o secretário da Cultura Marcos Apolo Muniz afirmou que o planejamento antecipado de um ano, possibilitaria alçar voos mais altos para o festival: “Dessa forma, a gente permite que as pessoas que queiram conhecer o Amazonas, o teatro, a nossa cultura, possam se planejar para vir ao nosso estado. Além disso, a gente consegue prospectar mais apoio para que possamos ter uma cultura, acima de tudo fortalecida, com ainda mais geração de oportunidade e renda para os trabalhadores da cultura”.

Leia abaixo o comunicado oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Amazonas.

NOTA - Festival Amazonas de Ópera (FAO)

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que o Festival Amazonas de Ópera (FAO) não será realizado em 2024, uma vez que está em vigência, por tempo indeterminado, o decreto de redução de gastos, para manter o equilíbrio orçamentário do governo e manutenção de serviços prioritários.

Por entender que o equilíbrio fiscal é prioridade para os futuros avanços na administração pública do Amazonas, a secretaria buscou nos últimos meses a captação de recursos, junto à iniciativa privada, dentre outras possibilidades de parcerias que viabilizassem a produção do evento deste ano, porém sem conseguir chegar aos valores necessários. 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reconhece e reforça o compromisso com a promoção e difusão da economia da cultura, como um vetor para alavancar a receita; na valorização dos artistas e dos fazedores de cultura e, na potencialização das manifestações artísticas no interior do estado.

Teatro Amazonas (Revista CONCERTO)
Teatro Amazonas (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.