Viva Cantar, um programa sociocultural de educação musical por meio do canto coral em escolas da rede pública
Apresentação
Conheça o Viva Cantar, um programa sociocultural de educação musical por meio de canto coral em escolas da rede pública.
O programa consiste na formação de corais em escolas da rede pública, em módulos semestrais. Cada coral tem cerca de 30 alunos e faz ensaios regulares na escola, que são conduzidos por um maestro e um pianista. Ao fim de cada semestre, as crianças terão participado direta e ativamente, por mais de 25 horas, da atividade musical coral.
Viva Cantar explora a linguagem musical mais intrínseca do ser humano, que é o canto. Por meio do canto, de forma coletiva e lúdica, os alunos travam contato com um dos mais ricos patrimônios da cultura brasileira, bem como com criações universais.
Os objetivos do programa são proporcionar uma educação musical para crianças e jovens, contribuir para a formação de público para música de qualidade e criar oportunidades de trabalho para músicos, regentes e pianistas.
Por que canto coral?
O canto coral é comprovadamente uma das mais eficientes ferramentas para a socialização, o reforço de autoestima, o crescimento de autoconfiança e para o desenvolvimento da memória. A música também desperta a criatividade e promove a sensibilidade e afetividade.
Atuando em diversas regiões do cérebro, a música ainda auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio matemático e processos de aquisição da linguagem. Pesquisas apontam que crianças e jovens que cantam e/ou fazem música tem uma melhor concentração, desempenho escolar e equilíbrio emocional.
Com tudo isso, Viva Cantar contribuirá para uma formação mais integral e humanista de cidadãos com responsabilidade e autonomia.
Quais são os resultados esperados?
De maneira lúdica e coletiva, o programa oferecerá uma educação musical básica a todos os participantes, que também experimentarão uma sensação de sucesso e reconhecimento na apresentação final. Para além disso, o Programa Viva Cantar pretende ser também um referencial e fomentador de beleza, respeito, união, pertencimento e coleguismo, repercutindo assim de forma positiva em todo o ambiente escolar.
A partir de uma perspectiva mais abrangente, Viva Cantar contribuirá para a formação de novas plateias para a música de qualidade e criará oportunidades de trabalho para músicos, regentes e pianistas, dinamizando a produção cultural com todos os seus impactos econômicos.
E não vamos nos esquecer: música nas escolas é lei!
A Constituição Brasileira, promulgada em 1988, afirma em seu Art. 215: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.”
Vinte anos depois, em 2008, o Congresso Nacional sancionou a Lei n º 11.769, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas. Apesar da lei, levar a música como disciplina para dentro das escolas ainda é um grande desafio financeiro, logístico e estrutural.
Nesse contexto, e para estimular ações de políticas públicas, o Programa Viva Cantar visa criar uma atividade musical dentro do ambiente escolar e assim contribuir para a formação musical de crianças e jovens.
Quer saber mais, participar ou apoiar o Programa Viva Cantar?
Clique aqui para saber como se tornar um Amigo Viva Cantar
Quem somos
Nelson Rubens Kunze, idealizador e coordenador geral
Maíra Ferreira, coordenadora artística
Felipe da Paz, regente coral
Jorge Sarmientos, pianista
Jaíne Azevedo, regente coral
Edilaine Damares Silva Monteiro, pianista
Viva Cantar é um projeto sociocultural da Revista CONCERTO / Clássicos Editorial Ltda.
Clique aqui para voltar para a página principal do Viva Cantar.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.