Volume 19

por Redação CONCERTO 06/11/2023

Vol 19

Edino Krieger (1928-2022)

Fanfarra e sequências (1970) Primeira gravação mundial

Variações elementares (1964)

Canticum naturale (1972)

Estro Armonico (1975)

Três imagens de Nova Friburgo (1988)

Ludus symphonicus (1965)

Orquestra Sinfônica de Goiás

Coro da Osesp – 
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo


Flavia Fernandes – soprano

Neil Thomson – regente

No texto do encarte do novo disco da coleção Música do Brasil, João Guilherme Ripper separa a produção do compositor Edino Krieger em três fases. A primeira, de 1945 a 1952, influenciada pelos estudos com Hans Joachim Koellreutter; a segunda carrega um caráter neoclássico, com a inclusão de elementos da música popular nas obras; e a terceira, a partir de 1965, é marcada pela síntese entre tradição e vanguarda. São desse terceiro períodos as obras que a Orquestra Filarmônica de Goiás e o maestro Neil Thomson escolheram para o disco em homenagem ao autor. Variações elementares sugere a transição da segunda para a terceira fase, enquanto Fanfarra e sequênciasCanticum naturaleEstro armonicoTrês imagens de Nova Friburgo e Ludus symphonicus representam a maturidade de Edino Krieger. A coletânea torna-se particularmente feliz ao incluir obras nas quais o compositor trabalha a voz. É o caso de Canticum naturale, central na criação de Krieger e inspirada no canto de diferentes pássaros das florestas brasileiras (destaque para os solos da soprano Flavia Fernandes). Mais um testemunho da dedicação de Neil Thomson à música brasileira e da importância da coleção da Naxos no atual cenário musical do país.

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[Reprodução]
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Texto do encarte do CD

Edino Krieger (1928–2022)



Obras Orquestrais 

Nascido em 1928 em Brusque, cidade de Santa Catarina, no sul do Brasil, Edino Krieger absorveu desde cedo diversas influências musicais. Seu primeiro professor foi seu pai – o violinista, compositor e maestro Aldo Krieger. Em 1943, Edino mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar composição com Hans Joachim Koellreutter, líder de um grupo de jovens compositores de vanguarda, entre os quais Claudio Santoro e César Guerra-Peixe. Krieger foi então para os Estados Unidos em 1948, onde estudou violino com William Nowinsky e composição com Aaron Copland e Peter Mennin. Ganhou o Prêmio de Composição no Festival de Varsóvia em 1955 e foi para Londres estudar com Lennox Berkeley.

De volta ao Brasil, nos anos seguintes viu seu trabalho ser reconhecido e lhe render diversos prêmios nacionais de composição. Ao mesmo tempo em que sua produção clássica ganhava maior visibilidade, participou da etapa nacional do Festival Internacional da Canção Popular de seu país, em 1967 e 1968, obtendo o quarto lugar em ambas as edições. Inspirado nesses festivais, de grande visibilidade no Brasil, criou em 1969 o Festival de Música Guanabara, dedicado à música contemporânea. Depois, em 1975, fundou a Bienal Brasileira de Música Contemporânea, que manteve até 1997 e que ainda hoje é presença regular na vida musical do Rio de Janeiro.

Durante três décadas, a partir de meados da década de 1970, Krieger foi diretor ou presidente de diversas das principais organizações artísticas brasileiras, incluindo a Fundação Teatros do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Música, o Museu da Imagem e do Som e a Academia Brasileira de Teatro. Música, bem como a Sala de Concertos Cecília Meireles e a Funarte (Fundação Nacional das Artes), onde criou o PRO-MEMUS – o 'Projeto Memória Musical Brasileira', com o objetivo de documentar e divulgar as tradições musicais do Brasil. Foi homenageado com o Prêmio Nacional de Música do Ministério da Cultura em 1994. Edino Krieger faleceu em 6 de dezembro de 2022, aos 94 anos.

O seu catálogo pode ser dividido em três fases, de acordo com o seu crescente apego a diferentes procedimentos composicionais e abordagens estéticas. A primeira vai de 1945 a 1952, período em que estudou com Koellreutter e adotou técnicas serialistas. Obras deste período incluem Epigramas e Miniaturas para piano, Música 1945 e Peça lenta para flauta e trio de cordas. A sua segunda fase, de 1953 a 1964, revela a influência do neoclassicismo de Mennin e Copland. Krieger inclui elementos de música popular urbana e emprega estruturas clássicas como sonata e forma de tema e variações. As principais obras deste período são Brasiliana para viola e cordas, Concertante para piano e orquestra, Divertimento para cordas, Quarteto de Cordas nº 1 , Sonatina para piano e Variações Elementares - uma obra de transição - que está incluída neste álbum. A terceira fase começou em 1965, quando o compositor atingiu a maturidade artística e criava obras baseadas numa fascinante síntese entre tradição e vanguarda. As outras cinco obras aqui registradas foram todas compostas nesse período posterior.

Fanfarra e Sequências foi encomendada pela Editora Delta para abrir o 2º Festival de Música da Guanabara em 1970. Krieger brinca com a espacialização do som, posicionando seus três trompetes e quatro trompas em diferentes pontos da sala de concerto foyer para a Fanfarra , que poderá ser repetida a critério do regente. Seu tema compreende quartas e segundos ascendentes, motivo que também aparece em algumas outras composições de Krieger. A Fanfarra é seguida por oito Sequências , que se alternam entre diferentes grupos instrumentais e o refrão. São peças aleatórias, que possuem indicações precisas de ritmo e dinâmica, mas deixam os intérpretes livres para decidir quando entram e quantas repetições fazem. A obra termina com um tutti orquestral , tendo como tema inicial apresentado trompetes, trompas e trombones.

Variações Elementares , para flauta, saxofone alto, trompete, trombone, vibrafone, celesta e cordas, foi escrita em 1964 e estreada no 3º Festival Interamericano de Música em Washington, DC no ano seguinte. A estreia brasileira aconteceu na 2ª Bienal Brasileira de Música Contemporânea em 1977. A obra é composta por dez variações, emolduradas por um Prólogo e um Epílogo . No Prólogo , o vibrafone apresenta uma melodia formada predominantemente por quintas e segundas. As variações desdobram-se então da seguinte forma: Diálogos , em que flauta e saxofone dialogam, com acompanhamento de cordas; Tocata , apresentando uma série de episódios virtuosos; Móbiles , em que o compositor explora os harmônicos dos instrumentos de cordas, diferentes tipos de articulação e repetições de células melódicas curtas; Ricercare , em que o tema original serve de base a uma série de imitações que remontam à polifonia do século XVII; Choro , em que é trabalhado utilizando elementos rítmicos do gênero popular desse nome desenvolvido no Rio; Pequeno Coral , pequeno trecho em que o compositor apresenta um fragmento do tema harmonizado; Bossa-Nova , que explora o ritmo e a orquestração característicos deste gênero; Quarteto , seção imitativa para apenas dois violinos, viola e violoncelo; Densidade , em que Krieger aumenta e diminui a densidade da textura ao empregar diferentes ritmos e repetições, e ao sobrepor e suprimir notas; e Jogo , onde o tema é tocado por diferentes instrumentos em pequenos fragmentos separados por pausas. No Epílogo o tema é apresentado pela última vez pela orquestra completa.

Canticum Naturale , uma das obras mais emblemáticas de Krieger, foi composta em 1972 por encomenda da Orquestra Filarmônica de São Paulo para a temporada que marcou os 150 anos da Independência do Brasil. Esta pintura sonora expansiva, cujos dois movimentos são executados sem interrupção, é baseada em gravações de cantos de diversas aves amazônicas feitas pelo ornitólogo Johan Dalgas Frisch. Os elementos melódicos do primeiro, Diálogo dos pássaros , são extraídos dos sons do ambiente florestal e do canto de pássaros como a siriema, o tinamou, o saltador-de-garganta-amarela, o pica-pau e, por fim, o músico Wren, este último tocado por flauta solo para encerrar o movimento. Monólogo das águas começa com grandes blocos sonoros que sugerem a formidável massa de líquido que flui incessantemente ao longo do leito do rio Amazonas. Na seção central, ouvimos uma soprano solo dando voz ao canto mudo da figura mítica da Mãe d'Água, enquanto harpa, vibrafone e flauta tocam motivos melódicos curtos e repetidos acima das notas longas. das cordas. A seção seguinte retorna à atmosfera elementar da floresta e chega à seção fortíssimo final que sugere a pororoca , o grande poço de maré que ocorre onde o Amazonas encontra o Atlântico.

Estro Armonico foi escrito em 1975 para o 7º Festival de Música do Paraná e estreado no mesmo ano pela Orquestra Sinfônica do Teatro Guaíra e Roberto Schnorrenberg. O elemento generativo usado aqui por Krieger é uma sucessão de grandes blocos sonoros que diferem entre si em termos dos intervalos entre suas notas. Cada grupo instrumental possui sua própria estrutura, resultando em uma elaborada interação de timbres. Intervenções rápidas de piano, percussão e metais aparecem em contraponto a essas extensões sonoras. O violoncelo toca um recitativo, marcando o início da segunda seção, onde prevalece uma pulsação regular em compassos binários e ternários alternados. Segue-se uma transição imitativa que conduz a uma nova secção rítmica tutti interrompida pelo retorno repentino de um dos blocos sonoros originais, pianíssimo , para encerrar a peça.

Três Imagens de Nova Friburgo , para orquestra de cordas e cravo, foi composta em 1988 por encomenda da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Janeiro. Krieger introduz diferentes técnicas instrumentais para dar à partitura um caráter descritivo, em linha com os três títulos de movimentos escolhidos. Em Nevoeiros ('Fog'), utiliza harmónicos, clusters e passagens melódicas rápidas em que as cordas são instruídas a tocar sul ponticello (ou seja, com o arco próximo da ponte do instrumento – a fina cunha de madeira sobre a qual repousam as cordas) de modo a produzir sonoridades etéreas. As Corredeiras são evocadas por glissandos e notas longas interrompidas por motivos melódicos curtos. Por fim, Montanhas , o mais lírico dos três andamentos, inicia-se com uma série de recitativos que apresentam um tema ascendente sugerindo o contorno de picos elevados, antes de uma conclusão orquestral completa.

Ludus Symphonicus foi escrito em 1965 e estreou no ano seguinte durante o 3º Festival de Música de Caracas pela Orquestra de Filadélfia, dirigida por Stanisław Skrowaczewski. Krieger aqui substitui o modelo sinfônico tradicional lento-rápido-lento por um padrão harmonia-melodia-ritmo. A armônica Intrata de abertura é baseada em estruturas sonoras verticais de diversas densidades e timbres sobrepostos ou interrompidos por passagens melódicas atonais. Em contraste com o primeiro movimento, composto basicamente por acordes, Cadenza alla corda apresenta uma melodia extensa, virtuosística e expressiva, que serve como elemento estrutural do movimento. Esta linha é liderada pelas cordas que se complementam e se alternam à medida que a música avança em direção a um grande uníssono final. Os elementos rítmicos prevalecem no terceiro movimento, Toccata metalica , onde os protagonistas são os metais e a percussão. Tal como o Ricercare das Variações Elementares , a sua secção central evoca a música do século XVII, e depois toda a orquestra volta a juntar-se para encerrar a obra de forma retumbante. 

João Guilherme Ripper


Flavia Fernandes



A soprano Flávia Fernandes estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Já se apresentou em prestigiosas casas de show de todo o Brasil, e interpretou os papéis de Marguerite ( Fausto ), Micaëla ( Carmen ) e Helena ( Sonho de uma noite de verão ), entre outros. Seu repertório sinfônico inclui A Floresta Amazônica de Villa-Lobos , a Sinfonia nº 9 de Beethoven e o Réquiem de Mozart . Participou da estreia de O caixeiro da taverna , de Guilherme Bernstein , como Deolinda, papel criado para ela pelo compositor, e também atuou na estreia brasileira de O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu, de Michael Nyman , no Theatro São Pedro.


Sua discografia inclui Missa Santo Inácio de Zipoli e Três Salmos de Garcia com a Orquestra Unisinos e Roberto Duarte.

Coro da Osesp

O Coro da Osesp foi criado em 1994 e está associado à Orquestra Sinfônica de São Paulo desde 2001. O coral explora um amplo e variado repertório abrangendo diferentes períodos musicais, tanto no gênero a capella quanto no sinfônico. Destaque especial é dado à música dos séculos XX e XXI, bem como a obras de compositores brasileiros.


O Coro da Osesp gravou diversos discos pelo Selo Naxos, incluindo obras de Bernstein com a Orquestra Sinfônica de Baltimore, sob regência de Marin Alsop (8.559742); Transcrições Corais de Villa-Lobos (8.574286); e Pequenos funerais cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo, de Almeida Prado (8.574411).

Orquestra Filarmônica de Goiás


Desde a sua criação em 1980 pelo maestro Braz de Pina Filho, a Orquestra Filarmônica de Goiás tem se comprometido com a democratização da música erudita no estado brasileiro de Goiás, dando especial ênfase à música brasileira em sua programação. Em 2012, a orquestra passou por uma grande reestruturação que marcou o início do seu período mais frutífero e criativo e levou à nomeação, em 2014, de Neil Thomson como Maestro Principal e Diretor Artístico. Sob a liderança de Thomson, a orquestra cresceu rapidamente de um conjunto de importância local para um conjunto de importância nacional.


Hoje amplamente considerada uma das três melhores orquestras do Brasil, a Orquestra Filarmônica de Goiás é conhecida por seu estilo de tocar enérgico e dinâmico e abordagem inovadora à programação. A orquestra fez as estreias sul-americanas de Des canyons aux étoiles de Messiaen , Rituel in memoriam de Bruno Maderna de Boulez e Como una ola de fuerza y ​​luz de Nono . Também está envolvida em um projeto de dez anos para filmar a sinfonia completa de Haydn, 'Haydn no Cerrado'.

Neil Thomson


Neil Thomson estudou regência no Royal College of Music com Norman Del Mar e na escola de verão Tanglewood com Leonard Bernstein.


É regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás desde 2014, levando a orquestra ao destaque nacional com a defesa do repertório brasileiro e contemporâneo. Ele também desfruta de uma movimentada carreira internacional trabalhando com todas as principais orquestras do Reino Unido e a Orquestra Sinfônica Yomiuri Nippon, Orquestra Filarmônica de Tóquio, Orquestra Sinfônica de Tóquio, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), WDR Rundfunkorchester, Orquestra Sinfônica de Lahti e a Orquestra Sinfônica de Lahti. Orquestra Nacional Romena, entre outros.


Já se apresentou com muitos solistas ilustres, incluindo Dame Felicity Lott, Sir Thomas Allen, Sir James Galway, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman e Antonio Meneses.

De 1992 a 2006 foi professor de regência no Royal College of Music de Londres, sendo a pessoa mais jovem a ocupar este cargo. Foi nomeado Membro Honorário da RCM em reconhecimento aos seus serviços prestados à instituição. 
www.neilwthomson.com

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