Música para cinema é o destaque da Revista CONCERTO de agosto

por Redação CONCERTO 30/07/2020

Ao longo da história do cinema, trilhas sonoras tornaram-se parte indissociável do impacto provocado por grandes filmes. Enio Morricone, Bernard Hermann, Nino Rota – esses são apenas alguns dos autores que se dedicaram ao gênero, tema da reportagem de capa da edição de agosto da Revista CONCERTO. Nela, o jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com Alexandre Guerra, Felipe Lara, Jamil Maluf e Cacá Diegues para relembrar alguns dos principais momentos dessa história.

Com a pandemia, orquestras e teatros de ópera de todo o mundo encontraram na internet uma maneira de manter o contato com o público. No mundo virtual, a Filarmônica de Berlim foi pioneira, com a criação do Digital Concert Hall. Na seção Em Conversa, um dos idealizadores do projeto e músico do grupo Olaf Maninger falou a João Luiz Sampaio sobre a iniciativa e sobre como a filarmônica vê os desafios à frente.

A seção Repertório dá continuidade à investigação sobre a obra de Beethoven, de quem lembramos em 2020 os 250 anos de nascimento. A jornalista e pesquisadora Camila Fresca escreve, desta vez, sobre as sonatas para piano do compositor. “O legado das sonatas de Beethoven é dos mais vastos e significativos. São 32 obras que percorrem todo o seu período criativo. O pianista e regente Hans von Bülow, primeiro a interpretar a integral dessas obras em concerto, dizia se tratar do ‘Novo Testamento’ da literatura para piano (O cravo bem temperado seria o ‘Antigo Testamento’)”, afirma.

A jornalista Luciana Medeiros, na seção Fermata, conversa com Sergio da Costa e Silva, que fala sobre a realização do Rio Harp Festival na internet. 

A edição de agosto traz ainda os textos dos colunistas da Revista CONCERTO. O maestro Júlio Medaglia fala do trabalho da Banda Filarmônica de São Paulo. João Marcos Coelho comenta o lançamento de disco com as canções de Claudio Santoro, gravado pelo pianista Nahim Marun e o barítono Paulo Szot. E o historiador Jorge Coli relembra o trabalho do pensador Jules Combarieu, para quem “a música é a arte de pensar com os sons”.

Por conta do cancelamento da programação provocado pela pandemia do coronavírus, a Revista CONCERTO não publica em agosto o Roteiro Musical. Mas, no Site CONCERTO, é possível consultar a agenda de transmissões on-line de óperas, concertos e recitais, atualizada diariamente (veja aqui).

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; assine no próprio Site CONCERTO, clicando aqui.

capa 0820

 

Dica de escuta Naxos

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.