Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 23/03/2020

Em tempos de coronavírus, com teatros e salas de concertos fechados, o Site CONCERTO segue com suas sugestões de programação, extraídas dos diversos conteúdos oferecidos na internet por orquestras de todo o mundo. Nesta primeira semana, óperas de Wagner e Puccini; Mahler por Kirill Petrenko; Orfeu e Eurídice, de Gluck, em montagem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; Guerra-Peixe pela Camerata SESI do Espírito Santo, na Sala Cecília Meireles; e uma gravação rara de O Guarani, realizada nos anos 1960 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Wagner, Wagner, Wagner
O Metropolitan Opera House de Nova York entra na segunda semana de transmissões gratuitas de óperas de seu acervo. A programação é dedicada a Richard Wagner, com destaque, a partir de terça-feira, para a mais recente versão da tetralogia O anel do nibelungo, dirigida por Robert Carsen, James Levine e Fabio Luisi. No fim de semana, Os mestres cantores de Nuremberg e Tannhäuser. Para acessar, clique aqui.

Mario, Mario, Mario
A Ópera de Viena também tem transmissões diárias. O destaque da semana é Tosca, de Puccini: na versão apresentada no dia 23, cantam o tenor Piotr Beczala, a soprano Sondra Radvanovsky e o barítono Thomas Hampson; na versão do dia 26, Beczala é acompanhado de Karine Babajanyan e de Carlos Álvarez. Regência, nas duas récitas (gravadas em junho de 2019), é de Marco Armiliato. Para acessar, clique aqui

Kirill Petrenko
Entre os mais de 600 concertos e vídeos disponíveis no acervo do Digital Concert Hall, da Filarmônica de Berlim, uma boa opção é a Sexta sinfonia de Mahler gravada no início do ano com Kirill Petrenko, novo regente da orquestra. Uma oportunidade de conhecer esse maestro interessante e low profile, cuja escolha para estar à frente da orquestra surpreendeu o mundo musical. Para acessar, clique aqui.

Che faro senza Euridice?
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre colocou no YouTube a gravação completa da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, apresentada pelo grupo no ano passado, no Theatro São Pedro de Porto Alegre. A regência é de Evandro Matté e a direção cênica, de William Pereira. Denise de Freitas interpreta Orfeu e Carla Cottini, Eurídice; Raquel Fortes é o Amor. Para acessar, clique aqui.

Cena da ópera “Orfeu e Eurídice”, de Gluck, apresentada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre [Divulgação]
Cena da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, apresentada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre [Divulgação]

Guerra-Peixe
Entre as atrações oferecidas pela Sala Cecília Meireles, do Rio de Janeiro, em seu canal no YouTube, um bom começo pode ser o registro feito em 2018 do Concertino para violino de Guerra-Peixe, obra de 1972. A interpretação é da Camerata SESI de Vitória, com regência do maestro Leonardo David. A solista é a spalla do grupo, a violinista Gabriela Queiroz. Para acessar, clique aqui

Sento una forza...
A ópera O guarani, de Carlos Gomes, completou 150 anos no dia 19 de março. A obra é até hoje referência para se pensar a ópera no Brasil – e os caminhos e descaminhos da arte brasileira no século XIX. Para marcar a data, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro colocou no YouTube um registro dos anos 1960, feito ao vivo no teatro, com João Gibin, Gianna D’Angelo e Piero Cappucilli. Regência de Francesco Molinari-Pradelli. Para acessar, clique aqui.
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.