Com Mahler, Orquestra Sinfônica Municipal inicia sua nova temporada

por Redação CONCERTO 05/03/2020

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo abre oficialmente a temporada do Theatro Municipal nos dias 6 e 7 de março com a interpretação da Sinfonia nº 3, de Gustav Mahler, sob regência de seu maestro titular Roberto Minczuk. 

Escrita no final dos anos 1890, a Terceira de Mahler é uma das obras mais longas do repertório sinfônico – dura cerca de uma hora e meia. E mostra Mahler às voltas com um universo filosófico que o faz utilizar nos últimos dois movimentos trechos de textos de Friedrich Nietzsche (Assim falava Zaratustra), além de poemas da coletânea A trompa mágica do menino, central no início de sua trajetória. 

Participam da apresentação o Coral Paulistano e o Coral Infantojuvenil Heliópolis, além da mezzo soprano Ana Lucia Benedetti. 

Prepare-se: também em março, o Theatro Municipal apresenta a primeira ópera da temporada, Aida, de Verdi, com estreia no dia 28 de março. A regência é de Minczuk e a direção cênica de Bia Lessa, que faz seu retorno ao universo da ópera. 

Aida é uma das mais célebres óperas de Giuseppe Verdi, com árias famosas e em especial pela Marcha triunfal. Dos anos 1870, marca também o início da fase final da carreira do compositor. Ambientada no Egito, narra a história da princesa etíope dividida entre o amor pela pátria e a paixão por Radamés, líder do exército inimigo. Dois elencos se revezam na produção. 

A agenda do Theatro Municipal tem ainda um concerto especial no dia 22, para celebrar os 30 anos da Orquestra Experimental de Repertório. O programa será o mesmo da estreia do grupo, com o Concerto em fá de Gershwin (com solos de Lucas Thomazinho) e a Sinfonia nº 9, Do novo mundo de Dvorák, além de Premeditando o breque, de Nelson Ayres. A regência é de Jamil Maluf.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Temporadas 2020
Confira a programação completa do Theatro Municipal de São Paulo
Opinião A Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o futuro, por Nelson Rubens Kunze

Roberto Minczuk com a Orquestra Sinfônica Municipal [Divulgação/GseSilva]
Roberto Minczuk com a Orquestra Sinfônica Municipal [Divulgação/GseSilva]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.